Serviços de competência do município sobrecarregam Hospital Estadual de Santana

Esse foi um dos problemas constatados pelo vereador Dr.º Fabiano durante uma visita (não-programada) na tarde desta sexta-feira (06) ao Hospital de Emergências da cidade, considerada a maior unidade de atendimento hospitalar de Santana. 

Ainda na sua chegada ao local, foi questionado por inúmeras pessoas que procuravam aquela unidade de saúde, onde diziam já está aguardando por um atendimento médico há um longo tempo de espera. 

“Não é de hoje que recebemos várias reclamações sobre esse tipo de situação e decidimos averiguar de perto a veracidade desses fatos”, disse o vereador. 

Recebido pessoalmente pela diretora geral do HE de Santana Soraia Lamarão, o vereador repassou à gestora detalhes das situações relacionadas ao local, na qual a mesma lhe explicou os motivos na demora de alguns atendimentos. 

“Não é má vontade dos funcionários, mas sim, devido alguns casos considerados de alta emergência acabam necessitando da intervenção da maioria dos enfermeiros que estão de plantão, e isso prolonga no tempo de espera”, esclareceu a diretora. 

Soraia ainda disse ao vereador santanense que em razão do HE atender diversas especialidades médicas, muitos desses casos poderiam ser atendidos pela rede municipal de saúde. 

“Muitas vezes vem pessoas fazer um curativo ou medir a PA (Pressão Arterial), que pode ser feito em um posto de saúde do município, e isso acaba sobrecarregando no atendimento e na demora dos nossos serviços mais emergenciais”, apontou Soraia.

Providências 
Além de verificar com detalhes o andamento dos trabalhos realizados pelo corpo médico do HE, o vereador também observou o perfeito funcionamento do novo aparelho de Raio-X (recentemente adquirido pelo Poder Estadual), sendo ele bastante utilizado. 

O edil também tomou conhecimento da questão dos trabalhadores de uma empresa terceirizada – que presta serviços na unidade hospitalar – que relataram estarem há mais de quatro meses com seus salários atrasados, o que estaria prejudicando cerca de 50 funcionários. 

Após recolher as informações da visita “surpresa” ao Hospital de Emergências de Santana (que inclui em sua maioria reclamações dos usuários), o vereador Fabiano estará pessoalmente conversando com o secretário de estadual da Saúde Gastão Calandrine na próxima terça-feira feira (10), onde repassará ao gestor da pasta as referidas demandas da visita parlamentar.

Comentários