Doadores de sangue voltam a usar o passe-livre nas linhas intermunicipais

Serviço de passe-livre havia sido suspenso
Após uma batalha judicial que durou mais de quatro meses, o benefício de acesso gratuito aos coletivos da linha Macapá-Santana, concedidos aos doadores de sangue do Amapá, voltou a ser utilizado. 

Alguns doadores procuraram o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) ainda nesta segunda-feira (05), onde puderam ter seus cartões de acesso liberados pelo sistema, assim como também já estão efetuando o cadastramento de novos passes-livres. 

O benefício havia sido suspenso em outubro de 2017 pelo próprio Setap, que alegava haver inúmeras irregularidades no uso do serviço, além de não se ter um acordo formal com o Poder Público Estadual que pudesse manter os custos sobre o uso dessa gratuidade. 

“Isso gera um alto custo para o nosso sistema e nunca houve um acerto de quem financiaria esse serviço”, disse o presidente do Setap Décio Melo, na época da suspensão.

Setap liberou o benefício por ordem judicial
A situação acabou sendo levada para a justiça, onde a decisão final foi tomada na semana passada pela juíza Liege Cristina Gomes, da 1ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá, que determinou pelo retorno imediato da gratuidade, apontando os motivos claros sobre o seu serviço. 

“Quem doa sangue, doa vida, e toda coisa boa que você faz aos outros, você é recompensado, então aos doadores de sangue essas recompensas estão em diversas leis, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Todos sabemos que a doação de sangue ajuda não só a salvar vidas, mas a melhorar, e muitos casos, a nossa saúde”, ressaltou a magistrada Liége na decisão. 

O mecânico Nildo Favacho, que é doador de sangue há mais de seis anos, foi um desses usuários que esteve nesta segunda-feira (05) no Setap buscando o desbloqueio do serviço em seu cartão. Para o mecânico, o que está em Lei, tem que ser cumprido. 

“Se existe uma lei que favorece o acesso nos ônibus para os doadores, por quê tem que ser descumprida? Seguimos o que é de direito de um, como direito para todos”, disse o mecânico. 

O Setap adiantou que vai recorrer da decisão.

Comentários