BRUMASA: Há 50 anos, uma fábrica escreveria história no progresso do Amapá

1970: Vista aérea da Brumasa, em Santana
Em fevereiro de 1968, passaria a funcionar em Santana a fábrica de compensados da empresa Bruynzeel Madeira S.A. (BRUMASA). 

Tal empreendimento, originado de um acordo entre a ICOMI e um grupo de empresários holandeses, teve como atividade principal a fabricação de compensados a partir dos recursos florestais locais, como também a exploração da virola (Virola surinamensis). 

Montagem das estruturas da fábrica em Santana
Como surgiu a Brumasa em Santana? 
Em janeiro de 1967, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) declarou oficialmente a Bruynzeel Madeiras S/A (BRUMASA) empreendimento de fundamental interesse para a região amazônica. 

Isto significou o reconhecimento dos elevados propósitos e dos esforços de dois grandes grupos empresariais que, anos antes, haviam deliberado reunir os seus recursos financeiros e sua capacidade técnica, com o objetivo de industrialização de madeira da Amazônia, produzindo compensados da melhor qualidade. 

Guindaste alimentador de toras
Fusão de Recursos e Técnica 
Na manhã daquele dia 03 de fevereiro de 1968, a BRUMASA teria a satisfação de ver coroados os seus esforços, com a inauguração de sua fábrica em Porto de Santana, no Amapá, iniciando um novo capítulo na sua história. 

A atividade fabril da BRUMASA começaria após anos de estudos e pesquisas relacionados com um projeto industrial cuidadosamente elaborado, e o suprimento de madeira, pelo inventario dos recursos florestais da região. 

A partir de 1965 o projeto passou a tomar corpo, integrando a mais moderna tecnologia na especialidade. Isso foi possível pela feliz conjugação da capacidade empresarial e da especialização de cada um dos dois grupos associados no investimento: a empresa brasileira ICOMI, cujas atividades no Amapá eram a mais importante contribuição ao desenvolvimento da região, e o grupo holandês BRUYNZEEL cuja experiência em industrialização de madeiras tropicais e comercialização dos produtos no mercado internacional lhe deram renome inconteste. 

1969: Fábrica e Casa de Força da Brumasa
A decisão destes dois grupos empresariais, de juntarem seus recursos e capacidade técnica, se consubstancia na Bruynzeel Madeiras S/A (BRUMASA), na realidade de uma expressiva combinação de recursos e de técnica, destinada a seguro êxito. 

Com essa gigantesca parceria e investimentos, em 1970 o setor extrativismo vegetal correspondeu a 32,4% do valor de produção da economia amapaense. 

Sua fábrica foi erguida numa área de quase 610.000m², chegando a manter uma produção de compensados em 1975 de 17.000m³, adicionando-se a essa mesma linha uma de sarrafeados, com capacidade de 10.000m³. 

Aspecto interno das instalações da fábrica
Historicamente, A BRUMASA seria a segunda empresa, depois da ICOMI, a ter uma participação fundamental no comércio exterior do Amapá no período de 1970 a 1985, chegando a posicionar-se como a 11ª empresa de laminados no ranking nacional, em 1977. 

Em paralelo com sua produção, a Brumasa também executaria um programa de reflorestamento com as espécies Virola, pinus, caribeeu, e em menor proporção, de eucaliptos e ginelina. 

Em 1979, A ICOMI adquiriu a participação da Bruynzeel, passando a deter 100% das ações. 

Dez anos depois – mais precisamente em fevereiro de 1989 – devido ao esgotamento da virola no Amapá, a BRUMASA seria vendida para a Indústria Trevo, que, mesmo após encerrar definitivamente suas atividades operacionais em Santana em novembro de 1990, a revendeu em 1991, para a Companhia Íbero-Americana.

Atualmente sua área e antigas instalações estão integradas às da fábrica de cavacos da Amapá Celulose S.A. (AMCEL), na cidade de Santana, às margens do Rio Amazonas.

Comentários

  1. Empresa séria, que até onde sei cumpria com todos seus compromissos, trabalhei na BRUMASA, gratidão!!!

    ResponderExcluir
  2. eu também trabalhei na BRUMASA, na area setor florestal,com classificação e medição de madeiras em toras para a fábrica de laminados na fabricação de compensados, empresa que só deichou saudades!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário