Trabalho em rede tem sido o diferencial na Comarca de Santana, afirma juíza

Juíza da Comarca de Santana Michele Farias
O programa radiofônico Justiça por Elas desta terça-feira (23/01), contou com a participação da juíza Michele Farias, titular do Juizado Especial da Violência Doméstica da Comarca de Santana. Na ocasião, a magistrada destacou que o grande diferencial da atuação da Comarca é o trabalho em rede. 

“Trabalhamos muito em parceria, procurando nos aproximar dos outros órgãos e demais unidades judiciárias para unir forças, recursos financeiros e humanos para realizar nossas ações”, afirmou. 

Judiciário, Estado, Município e Ministério Público, por meio de seus órgãos direcionados para o combate à violência contra a mulher têm conseguido fortalecer a cultura de rede de atendimentos, tendo como resultado a eficácia das políticas públicas. 

Para a juíza Michele, “é importante conhecer cada um desses membros da rede, suas atribuições, dificuldades, projetos porque assim todos buscam maior esforço para atender melhor a população”. 

Projetos como “Escola Restaurativa” e “Oficinas de Pais e Filhos” são exemplos de iniciativas em rede que deram certo em 2017 e que terão continuidade em 2018. 

“No caso da Oficina de Pais e Filhos, a cada ocorrência era realizada em um órgão diferente, componente da rede. Dessa forma os custos são diluídos e ocorre uma participação maior no projeto, porque a equipe daquele órgão se sente inteiramente responsável pelo projeto”, explicou a magistrada. 

Segundo ela, ao proporcionar que cada equipe seja protagonista, num rodízio de atribuições, a metodologia favorece o desenvolvimento das competências desses profissionais. 

Além do protagonismo, esses profissionais também participam, em conjunto, de diversas iniciativas de capacitação e atualização em métodos de resolução de conflitos e ferramentas como Programação Neurolinguística, que somam para o sucesso do trabalho.

O trabalho em rede possibilitou que projetos desenvolvidos em Santana ganhassem repercussão nacional. No segundo semestre de 2017 o Juizado da Violência Doméstica de Santana foi convidado para expor seus projetos em dois eventos nacionais. 

Os projetos escolhidos foram o Círculo de Fortalecimento de Mulheres sob Medida Protetiva e o Círculo de Fortalecimento de Mulheres da Comunidade. 

A juíza Michele levou essas experiências para o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação, ocorrido em Belo Horizonte – MG, no mês de agosto; e para o Fórum Nacional de Juízes da Violência Doméstica, ocorrido em Natal – RN, no mês de novembro. 

Para 2018, a novidade anunciada pelo Juizado da Violência Doméstica de Santana serão os projetos voltados para o diálogo com os homens, na sua grande maioria, protagonistas da violência doméstica. 

“Será um trabalho de grupo reflexivo com os homens como mais uma ferramenta para tratarmos a violência. Nossa equipe já está estudando o tema, se preparando para implantarmos mais essa frente de ação”, finalizou a magistrada.

Comentários