População abre a torneira de casa e sai areia ao invés de água

Das torneiras desce areia ao invés de água
Moradores do bairro Provedor II, em Santana, reclamam há mais de três meses que a água que sai da torneira vem com muita areia, o que dificulta o uso para beber, cozinhar e lavar as roupas. 

Em algumas casas, o morador é obrigado a trocar as torneiras quase todo o mês. 

“A água vem amarela, com bastante terra, as vezes a gente passa a água pelo filtro, mas a gente fica com medo de tomar esta água”, descreveu o morador Cláudio Balieiro, que reside na Travessa 21 do bairro. 

Um pano é mantido no chuveiro durante o banho
Em outra casa, o autônomo Marivaldo Soares, conta que precisa comprar água diariamente para a filha de dois anos. “Está complicada a situação”, disse. 

A dona de casa Dinéia do Carmo está chegando a comprar dois galões de 20 litros por semana para poder beber e cozinhar para a sua família que possui cinco membros. 

“Não tem jeito de fazer nem café, nem comida, nem nada. Tem que comprar água. Sai muito areia e não tem jeito. O galão de água está custando R$ 8,00. A gente gasta uns três por semana. Tudo bem pesado”, explicou. 

Várias ruas do Provedor II sofrem com o problema
Para limpar a casa também está difícil. Em uma casa situada na Travessa 25, a dona de casa Lucimar Bispo improvisa uma sacola de pano nas torneiras e chuveiro (que serve como coador), onde fica uma grande quantidade de areia. 

Mesmo assim, após a lavagem ou o banho, a roupa ainda fica com bastante grãos de areia. 

“Tem que ficar lavando roupa direto. Está sendo muito difícil isso”, afirmou. 

Com tanta areia que junto com a água, tem morador que precisa trocar a torneira a cada dois meses. 

Segundo Daiane Fernandes, que mora na entrada da Travessa 22, os registros chegam a travar impossibilitando seu uso e chegam a vazar água. 

Estação do bairro desativada há anos
Daiane descobriu que recebia água com areia da pior maneira. Segundo a moradora, disse tinha feito comida para o filho e ele perguntou se tinha lavado o feijão. Ela disse que sim e, então o filho afirmou que tinha areia na comida.

“Pense no susto que levei. Muita falta de respeito e com quem recebe todo o mês o talão da conta de água”, reclamou Daiane. 

Sem solução 
As reclamações foram feitas diversas vezes na Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), mas de acordo com moradores, somente receberam pequenas melhorias.

“Limpou um pouco a distribuição da água por algum tempo e depois voltou de novo a vim com aquela quantidade de areia”, disse Marivaldo. 

Procurados pelo blog, técnicos da Caesa informaram que, mesmo havendo uma estação na região – que está desativada há anos – a distribuição de água para o bairro do Provedor II tem sido abundante, mas em relação ao problema da areia, estão tomando providências. 

“Existe uma região que está sugando essa areia para dentro da tubulação e estamos tentando eliminar esse problema o quanto antes, mas por enquanto só buscamos outras alternativas”, justificou um técnico da Caesa.

Comentários