Cerca de 20% dos santanenses não pagam energia elétrica, aponta CEA

Uma megaoperação detectou vários irregulares
Nas últimas semanas, o número de reclamações em relação às interrupções no fornecimento de energia elétrica na cidade de Santana tem sido constantes, porém, uma dessas justificativas está diretamente relacionado ao grande índice de inadimplências que a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) vem detectando em seu quadro de consumidores. 

De acordo com a estatal, a segunda maior cidade do Estado tem apresentado um número bastante preocupante em termos de fornecimento irregular, o que vem gerando perdas consideráveis para a Companhia e para aqueles que pagam legalmente pelos serviços. 

Cerca de 40 viaturas envolvidas na megaoperação
“Os próprios consumidores quando vêm atrás de um serviço na agência, denunciam algum tipo de ligação suspeita perto de sua residência e muitas vezes essas informações são verídicas”, disse Jonywall Soares, gerente da CEA em Santana. 

Segundo Jonywall, um levantamento interno realizado pelo Setor de Arrecadação e de Perdas de Energia, apontou que dos quase 30 mil consumidores da empresa espalhados na área urbana de Santana, pouco mais de 5,5 mil apresentam um consumo irregular ou nem sequer pagam pelo referido consumo de energia elétrica (ou seja, estariam utilizando de energia de modo clandestino). 

“Isso causa um prejuízo enorme de quase 20% de moradias, referente aqueles que não estariam pagando legalmente o fornecimento, desrespeitando aqueles que realmente pagam pela energia corretamente”, lamentou o gerente. 

Para combater e reduzir esse alto índice, a estatal vem realizando durante essa semana uma megaoperação que busca confirmar e eliminar essas ligações consideradas ilegais e prejudiciais para o sistema de distribuição de energia elétrica do município de Santana.

Uma força-tarefa com quase 40 viaturas foram deslocadas para o serviço de fiscalização em Santana, onde somente no primeiro dia da megaoperação, nesta terça-feira (30), inúmeros registros de fraudes foram confirmados pelas equipes. 

A estatal deixou claro que os interessados em regularizar o seu fornecimento de energia, devem procurar a agência da CEA e solicitarem uma correção de seus dados e serviços. 

A agência em Santana funciona na Rua Ubaldo Figueira, na esquina com a Avenida Princesa Izabel, no Centro da cidade.

Comentários