Barco explode durante abastecimento em Santana; Há registros de feridos e desaparecidos

Explosão aconteceu durante abastecimento
Uma embarcação de nome Rio Jordão 4 explodiu na área potuária de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, na tarde desta terça-feira (09/01). 

O barco, que ficou totalmente destruído, estava ao lado de um posto de combustível, mas ainda não há confirmação se estava abastecendo no momento do acidente. A estrutura de abastecimento é flutuante e foi rebocada antes de ser atingida pelo incêndio. 

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) confirmou o total de sete feridos. Cinco foram levados pelo Corpo de Bombeiros do Amapá para o Hospital de Santana e dois, em estado mais grave, foram encaminhados ao Hospital de Emergência de Macapá. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a embarcação estava abastecida com botijões de gás, gasolina e diesel. Seriam mais de 12 botijões que seriam levados para região ribeirinha do Pará. A embarcação, segundo a Capitania dos Portos, era da região paraense de Gurupá. 

Bombeiros e agentes da Defesa Civil fizeram a contenção das chamas. Buscas estão sendo feitas no rio Amazonas na tentativa de encontrar supostos desaparecidos. 

A população da região acompanha o trabalho de combate dos militares. Policiais militares contiveram a movimentação de entrada e saída de veículos e de pessoas na área do acidente. 

“Houve uma explosão seguida de incêndio numa embarcação de pequeno a médio porte. Ela estava abastecida em carotes com três tipos de combustíveis. Agora estamos fazendo o rescaldo do fogo que ainda tem na embarcação, que afundou. Também estamos checando informações a respeito de vítimas, junto com a Marinha e a Polícia Militar”, informou o comandante dos bombeiros, coronel Wagner Coelho. 

Ainda segundo o militar, as causas ainda estão sendo apuradas e um inquérito será instaurado pela Marinha do Brasil, que também tem equipes no porto. 

Viaturas do Corpo de Bombeiros do grupamento da Fazendinha e de Macapá foram acionadas para ajudar no combate no local do acidente. 

“Esse tipo de ocorrência sempre requer reforço, até pelo tipo de material e combustível, que é altamente inflamável. Há apoio de viaturas da Fazendinha e de Macapá”, falou o coronel. 

O comandante da Capitania dos Portos do estado, Oliveira Caldas, informou que o barco estava com a documentação regular. 

Ele diz que o acidente poderia ter tido proporções muito maiores não fosse a rápida retirada do posto flutuante do local. 

“Com a ajuda de um rebocador os militares e a defesa civil conseguiram cortar os cabos de fixação, retirando o posto para o meio do rio. Ele está abastecido com cerca de 5 mil litros de combustível, entre gasolina e óleo diesel. A ação evitou uma tragédia ainda maior”, falou o capitão.

Informações do G-1 Amapá

Comentários