Santana, a segunda maior cidade do Amapá que surgiu de uma Ilha!

Ilha: Berço da civilização virou distrito de Santana
Santana teve início do agrupamento populacional em Ilha de Santana, localizada à margem do rio Amazonas, em 1753. 

Os primeiros habitantes eram portugueses e mestiços vindos do Pará, além de índios tucuju, comandados pelo desbravador português Francisco Portilho de Melo. 

Por ordem de Mendonça Furtado, por volta de 1754, foi instalado e fundado o povoado de Santana, em homenagem a Santa Ana. 

Em 1946, com a descoberta do manganês em Serra do Navio por Mário Cruz, Santana experimentou um crescimento significativo. 

Aspecto inicial de Santana na década de 1950
Em meados da década de 1950, foi construída a Estrada de Ferro do Amapá, para transporte do pessoal e escoamento da produção de manganês para o mercado externo. 

Um cais flutuante foi instalado em frente à Ilha de Santana, incentivando negócios e atraindo população. 

O distrito de Santana foi elevado à categoria de município amapaense em 1987, desmembrando-se de Macapá. 

Formação Administrativa 
Primeiramente o Distrito foi criado com a denominação de Santana, pela Lei Municipal n.º 153, de 31 de agosto de 1981, subordinado ao município de Macapá. Em divisão territorial datada de 1º de julho de 1983, o distrito de Santana figura no município de Macapá. 

Cidade tornou-se a segunda maior do Amapá
Esses seriam os primeiros sinais que indicariam a emancipação política do Distrito de Santana, quando o objetivo de torna-lo uma região independente despertaria interesse de algumas novas caras na política amapaense. 

Um pouco antes, em 1982, o então vereador da capital Aroldo Góes já realizava inúmeras reuniões comunitárias com a população de Santana, buscando convencer o povo de que a transformação da região em município do então Território Federal do Amapá traria melhores condições de infra-estrutura e melhoramento social. 

O resultado dessas reuniões somente levaria dois moradores popularmente conhecidos daquele distrito para a Câmara Municipal de Macapá: Rosemiro Rocha Freires e Redimilson Anselmo Nobre começaram suas vidas políticas a partir do momento que levariam as solicitações de seu povo para as autoridades municipais. 

Entrada principal da cidade de Santana (AP)
Com a reeleição desses vereadores em 1986, começava a ser traçado os primeiros planos de formação socioeconômicos para emancipá-lo. 

Em setembro de 1987, o assunto volta a ser discutido com a Bancada Federal do Amapá, levando ao interesse público através da Deputada Federal (constituinte) Raquel Capiberibe, que passou a pressionar as autoridades por um apoio popular. 

Somente a partir de dezembro daquele ano, que a Deputada apresentou o projeto de criação dos distritos de Santana, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Laranjal do Jarí em municípios do então Território Federal do Amapá. 

A seguir, publicarei uma cronologia histórica com informações que descrevem o desenvolvimento social, político e econômico de Santana desde sua criação em 1987 até os atuais dias. 

Avenida Santana, principal via da cidade
Elevado à categoria de município com a denominação de Santana, pela Lei Federal n.º 7.639, de 17 de dezembro de 1987, desmembrado do município de Macapá. 

Sede no antigo distrito de Santana. Inicialmente ficou constituído de apenas quatro (04) distritos: Santana (sede), Igarapé do Lago, Ilha de Santana e Portuário do Igarapé da Fortaleza. 

Em nova divisão territorial datada de 2001, o município passaria agora a ser constituído de seis (06) distritos: Santana, Anauerapucu, Igarapé do Lago, Ilha de Santana, Piaçacá e Pirativa. 

Assim permanecendo em divisão territorial atualizada em 2016.

Comentários