Morre Anunciação, um importante nome da educação: “Não era só um professor, era um amigo”

Anunciação era conhecido educador da cidade
A cidade de Santana amanheceu de luto nesse início de semana. Faleceu na manhã desta segunda-feira (04/12), aos 62 anos, o conhecido professor Anunciação Almeida, uma referência em termos de dinâmica educacional e um dos pioneiros na educação santanense. 

Nascido com o nome de José da Anunciação Almeida de Oliveira, era natural da cidade paraense de Gurupá, mas já residia em Santana há décadas. 

Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), sempre manteve fortes laços sociais e profissionais com a cidade que lhe acolheu, na qual exerceu com total espontaneidade e dedicação a área do ensino e da aprendizagem. 

Anunciação com sua filha
Apesar de ter se arriscado na vida política – onde chegou a se candidatar ao cargo de vereador de Santana em 2008 – grande parte de seu currículo vital estava na verdade ligado à educação. 

Lecionando no Ensino Médio, passou seus conhecimentos por grandes colégios como José Barroso Tostes e no Cursinho Desafio, coordenando as disciplinas de Química, Português e Física. 

Atualmente estava lotado na tradicional Escola Estadual Augusto Antunes, localizado no bairro Nova Brasília, em frente ao Hospital Estadual de Santana. 

Repercussão 
Logo que foi confirmada a morte do professor, a notícia viralizou pelas redes sociais, onde colegas de profissão do educador e ex-alunos descreveram suas tristezas com a notícia.

“Ele era daqueles professores que não levava livros e nem apostilas, somente o pincel e o apagador porque o conhecimento estava em sua mente”, disse Breno Santos, um de seus milhares de alunos. 

Outra ex-aluna foi Bia Paixão que lembrou momentos de descontração durante suas aulas.

“Você não era só um professor, era um amigo, e saber que você não vai tá ms aqui e nem vai tá ms nas aulas de química enchendo o meu saco vai ser uma sensação horrível, as aulas de química no Augusto Antunes não vão ser ms a mesmas sem o senhor, não vou ver ms aquela alegria no seu rosto, e confesso que isso me pegou de surpresa, até agora não caiu a ficha”, lamentou Bia Paixão. 

Uma de suas últimas aparições em público
O ex-senador Sebastião Rocha, que foi amigo de infância do professor Anunciação, também postou em sua conta do Facebook, uma nota sobre a perda do inestimável amigo.

“Triste. Professor Anunciação acaba de falecer. Sansão, como era conhecido, foi meu grande amigo desde a infância. Amigo de rua, do futebol, da escola, do colégio. Amigo de todas as horas. Companheiro leal e professor competente, muitos anos de Barroso Tostes e atualmente trabalhava no Augusto Antunes. É um anjo que sobe aos Céus. Que Deus o receba na Casa do Pai. Amém.”, disse a nota do ex-senador. 

Segundo informações, ainda não havia confirmação do local do velório, mas estima-se que seja na Escola Estadual Augusto Antunes, onde o professor estava atualmente lecionando.

Comentários

  1. Foi meu professor no desafio e esse ano na escola Augusto Antunes, era um ser inestimável sempre sorrindo e esbanjando alegria e juventude.Me chamava de MÃEZONA por ter um filho e por esse ano assume a responsabilidade de 3 colegas de sala por serem mais novas que eu. São tantas lembranças que ficará guardada eternamente em meu coração. Feliz por ter lhe conhecido, professor Anunciação ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário