Ilha de Santana recebe ação voltada à saúde do homem

Moradores da Ilha realizaram vários exames
No último sábado (02/12), o Governo do Estado do Amapá (GEA) realizou ação de prevenção à saúde do homem na Ilha de Santana. 

Foram ofertados exames de próstata (PSA) através da coleta de sangue, que será processada pelo Laboratório Central (Lacen), além de teste rápido de sífilis, HIV, hepatite A e B, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia e consulta com clínico geral, além de palestras de conscientização sobre a importância do homem cuidar da saúde. 

O evento aconteceu na quadra da igreja da ilha e na Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação foi coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com o mandato da vereadora do município de Santana, Socorro Nogueira, e a deputada federal Marcivânia Flexa. 

“A superintendência trouxe um grupo de servidores para fazer o atendimento e o diagnóstico, um levantamento dos casos e, a partir disso, poder ter um mapa epidemiológico da Ilha de Santana”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia. 

Foram atendidos mais de 150 homens que, geralmente, não têm condições de ir ao médico por morarem em uma área distante do centro e trabalharem no campo, não dispondo de tempo para se prevenir contra doenças. 

“As campanhas são importantes, porque moramos longe, sou morador da ilha a vida toda. O acesso à saúde aqui é muito difícil, nós trabalhamos todos os dias e ações como essa facilitam nossa vida”, destacou o morador da Ilha de Santana, Carlos Alberto, de 74 anos. 

A biomédica da SVS e responsável pelos exames de PSA, Kelly Munick, explica que o público-alvo são homens que têm mais de 40 anos e histórico de câncer na família. 

“O câncer de próstata é a segunda patologia que mais mata homens no Brasil e também no Amapá, só perde para trauma. O homem tem certo receio em fazer prevenção em saúde, porém, o câncer de próstata é uma doença silenciosa, ou seja, não tem sintomas visíveis”, ressaltou Kelly Munick. 

Os resultados dos exames de PSA serão disponibilizados aos pacientes dentro de duas semanas. A ação já havia sido realizada na sexta-feira (1º de dezembro), na comunidade de Anauerapucú, também no município de Santana.

Comentários