Estudantes desenvolvem projeto eficiente para irrigação de plantas através de gotas d’água

Projeto dos estudantes é eficiente e econômica
Bem poucas pessoas já devem ter ouvido falar, mas sistemas de irrigação por gota molham as plantas de forma lenta, contínua e controlada e garantem uma boa economia de água. 

Uma maneira fácil, barata e eficiente de ter um sistema como esse no seu jardim ou horta. Só terá de seguir estes passos fazer um sistema de rega reutilizando garrafa PET. 

A ideia acabou sendo desenvolvida por um grupo de estudantes do 1º ano de uma escola localizada no distrito do Elesbão, em Santana, e se tornaria uma opção viável para resolver um problema de pequenos agricultores daquela comunidade – e de outras também –, que possuem o solo pobre em nutrientes e muito seco em virtude da má irrigação. 

Assim, o grupo de alunos, com a orientação de alguns professores da Escola Estadual Alberto Santos Dumont (Escola de Tempo Integral de Santana), decidem encontrar essa forma de solucionar o problema de maneira simples e com materiais baratos ou reutilizáveis. 

Eles criam um sistema de irrigação de plantas calculados matematicamente cada gota por minutos. 

“O sistema desenvolve uma atividade onde uma pessoa pode viajar que a planta não iria morrer devido o sistema de irrigação irá regar a planta até sua volta”, disse o professor de Matemática Márcio Junior, um dos coordenadores do projeto. 

Preparo Técnico 
Com uma garrafa plástica é possível montar esse sistema de gotejamento simples e barato. De forma contínua, mas em pouca quantidade, a água passa por um pequeno furo aberto no fundo da garrafa ou na tampa e cai direto no vaso. 

Assim, a terra fica sempre úmida e perde bem menos água por evaporação. Quando o reservatório seca, é só enchê-lo novamente (de preferência, com água da chuva!). 

O furo pode ser aberto no fundo ou na tampa da garrafa. Isso vai depender da forma como ela será colocada no vaso ou na jardineira. Quanto mais largo o furo, maior a quantidade de água que será liberada. 

Além disso, no lado oposto do reservatório, devem ser feitos furos bem finos para a entrada de ar e facilitar o gotejamento. 

Antes de ser usada, a garrafa precisa ser lavada e estar bem fechada com tampa. Ela pode ser estabilizada apoiada a um pedaço de madeira e presa com um arame. É importante que a distância com a terra seja de poucos centímetros. 

O aposentado José Antônio, residente no bairro Paraíso, conseguiu resolver a irrigação dos pés de maracujá que tem em seu quintal com um processo semelhante, também usando garrafas de plástico. 

Além do trabalho que tinha para levar um balde cheio de água até o local, ele se preocupava com a perda por evaporação e do acúmulo de água desnecessário no vaso.

“Eu estou feliz com o resultado. A terra está sempre úmida, vai pingando, sem desperdiçar água. E é disso que a planta precisa. De terra úmida”, relatou o aposentado ao blog. 

Além da mudança na hora de molhar as plantas para economizar água, Antônio também substituiu a mangueira comum de jardim por uma lavadora de alta pressão para limpar o quintal.

Todo o processo de montagem e funcionamento do sistema criado pelos estudantes da Escola Integral do Elesbão é visto através do vídeo abaixo: 
 

Comentários

  1. Parabéns pelo belíssimo projeto, que Deus abençoe esses alunos e professores e que novas ideias surjam neste ano 2018 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir

Postar um comentário