Combate à corrupção é tema de palestra na Escola Barroso Tostes, em Santana

Medidas e combate à corrupção foram debatidos
Nesta quinta-feira (14), cerca de 240 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Barroso Tostes, no município de Santana, puderam debater, aprender e esclarecer dúvidas durante palestra de iniciativa do Governo do Amapá, conduzida pelo gestor da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Otni Alencar, com o tema “Cidadania na Escola e Combate à Corrupção”. 

Na ocasião, Alencar enfatizou a importância da democratização das informações de interesse público e do controle social que deve ser cada vez mais fortalecido. 

O controlador destacou ainda que o ambiente escolar é extremamente propício para tal discussão, uma vez que o tema é abordado de forma recorrente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), visto o atual cenário nacional. Ele também exemplificou iniciativas no estado que visam a prevenção e o combate à corrupção. 

“No Amapá, um grande passo foi dado com a regulamentação da Lei de Acesso à Informação, que permite ao cidadão requerer, via internet ou presencialmente, em qualquer órgão, informações públicas, sendo este um mecanismo de controle social do qual a população amapaense precisa se apropriar”, frisou o controlador-geral. 

Estudante Pedro Gustavo
Atualmente, os cidadãos podem solicitar as informações pelo Sistema de Informações ao Cidadão (SIC), tanto via internet (ou seja, pelo site www.acessoainformacao.ap.gov.br) e quanto presencialmente, em todos os órgãos pertencentes aos três Poderes, onde há servidores capacitados para atendê-los e protocolar os pedidos, que podem ser respondidos em até 20 dias. 

O estudante Pedro Gustavo manifestou sua satisfação com a oportunidade de aprendizado. 

Pude aprender mais sobre legislação, o atual cenário nacional em que ocorrem operações importantes como a Lava-Jato, e o cenário local em que já estão sendo tomadas iniciativas para fomentar o combate à corrupção. Foi uma discussão muito produtiva”, externou. 

O professor Elielson Afonso considerou que eventos como este estimulam os alunos a exercerem cada vez mais seus direitos e deveres enquanto cidadãos que são. 

“É necessário munir esses jovens de conhecimento, de informações, para que, inclusive, saibam como portar-se caso tenham seus direitos prejudicados ou presenciem situações e condutas ilícitas”, concluiu o professor.

Comentários

  1. Ótima iniciativa do governo do Estado.

    Temas como esse, abordado na mencionada palestra, que trata de cidadania e combate à corrupção, deveriam integrar obrigatoriamente o currículo escolar desde o ensino fundamental. Havia, outrora, nas escolas do 1º grau, disciplinas que contemplavam essa discussão, como a disciplina OSPB (Organização Social e Política do Brasil) e EMC (Educação, Moral e Cívica), que eram matérias de ensino obrigatório no país, mas que, não se sabe até hoje o porquê, foram retiradas do currículo.

    O fato é que, com a intensificação da prática de corrupção no país, por meio de métodos cada vez mais sofisticados, é importantíssimo que o debate sobre esse tema seja levado aos nossos jovens com maior frequência.

    Parabéns, mais uma vez, ao Governo do Estado do Amapá pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário