Atendimentos de prevenção em saúde são realizados em homens do Anauerapucu e da Ilha

Seu Magalhães Assis, de 69 anos, é morador da comunidade de Anauerapucu, distante 12km da sede do município de Santana. Ele é um dos participantes das ações realizadas pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) voltadas para a saúde do homem na região, durante a manhã desta sexta-feira, 1. 

Para ele, o cuidado com a saúde, principalmente o exame de próstata, deve ser redobrado. E a chegada de atendimentos na própria comunidade facilitou o acesso à prevenção.

“Temos que procurar um médico e nos prevenir mesmo. Com os exames sendo feitos na comunidade, não precisamos ir ao Lacen, que é distante, e também traz para a comunidade palestras com orientações para nossa saúde”, comentou. 

Magalhães, como costuma ser chamado, fará 70 anos em fevereiro e ironiza os demais homens que não querem fazer o exame. 

“Quem quiser furar a fila e ir pro céu pode ir, eu vou me prevenir. Tem muitos homens que não querem fazer (o exame) porque o homem é machista mesmo”, concluiu. 

A ação, realizada em parceria com os mandatos da deputada federal Marcivânia Flexa, da vereadora Socorro Nogueira e a coordenação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Anauerapucu, atendeu 50 pessoas. 

Os homens da comunidade receberam palestras sobre prevenção em saúde, feitas por profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e também puderam fazer o exame de PSA (Antígenos Específicos da Próstata), procedimento para detectar precocemente casos de câncer de próstata. 

O teste é feito por meio de uma amostra de sangue colhida. Na ação, profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) colheram o material que será examinado. 

Os resultados serão entregues na UBS de Anauerapucu até o próximo dia 14. As mesmas atividades e serviços foram ofertados também na Ilha de Santana no último sábado, dia 02, por meio das equipes da SVS.

Comentários