Pela Duca Serra: Fumaça que sai da antiga Lixeira de Santana pode causar sequelas humanas

A fumaça causada pela queima de material na lixeira pública de Santana tem incomodado inúmeras pessoas que trafegam diariamente pela Rodovia Duca Serra, próximo da rotatória que dá acesso ao Distrito Industrial. 

De acordo com o estudante Emilson Moraes, de 30 anos, do Centro de Educação Profissional de Santana Professora Maria Salomé Gomes Sares, localizado próximo à lixeira, a queima desse lixo é feita há aproximadamente 15 anos, mas teria se intensificado nos últimos anos.

“A exposição humana diante desse ar poluído (que é produzida pelo local) antes ou durante a gravidez, pode causar sérias alterações na estrutura da placenta da mulher”, alertou o estudante, que identificou tal situação e apresentou como tese escolar em sua instituição de ensino. 

A referida fumaça é conduzida para diversos bairros de Santana, em função da direção dos ventos dominantes chegando, inclusive até o distrito do Elesbão e na Vila Amazonas. 

Em contato com a Prefeitura de Santana, um dos gestores de uma secretaria municipal informou que a Lixeira situada na Rodovia Duca Serra deixou oficialmente de ser utilizada no final de 2014, mas que ainda existem famílias que residem no local que costumam efetuar serviços de queimadas na área.
“Estamos orientando essa famílias a fazerem um controle dessas queimadas no local, e elas vão atendendo nossos pedidos de modo casualmente”, disse um dos secretários da atual gestão municipal.

Detalhes desse assunto, o estudante Emilson encontrou no seguinte link a seguir.

Comentários