Alunos protestam por falta de estrutura nas escolas de tempo integral em Santana

Protesto em frente a Escola Augusto Antunes
Estudantes das escolas estaduais Augusto Antunes, Elizabeth Esteves e Alberto Santos Dumont protestaram nesta sexta-feira (10/11) por falta de alimentação, materiais escolares e melhorias na estrutura física. As instituições aderiram o novo modelo de ensino em tempo integral e ficam localizadas em Santana. 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que os prédios passam por reformas e os banheiros e laboratórios podem ser entregues em dezembro. A pasta destacou que atualizou o pagamento da empresa responsável pela alimentação nas escolas. 

Já os materiais didáticos estariam em processo de compra, conforme a Seed. O problema afeta cerca de 270 alunos do primeiro ano que entram a partir das 7h30 para as aulas e são liberados às 17h. 

Com cartazes, os manifestantes fecharam a Rua Pedro Salvador Diniz, em frente a escola Augusto Antunes. De acordo com a comunidade escolar, os laboratórios para desenvolvimentos das aulas de informática não foram entregues. 

Outra reclamação que, para os estudantes, prejudica o aprendizado é a falta de materiais didáticos. Sobre a estrutura das escolas, os alunos reclamam da falta de banheiros para tomar banho. 

A última pauta da manifestação foi a falta de professores de artes na Augusto Antunes.

Escolas de tempo integral 
As adaptações nas escolas em tempo integral estavam previstas para serem feitas no período das férias. 

Falta de materiais é uma das reivindicações
Os estudantes reclamaram em junho sobre dificuldades e falta de estrutura para os estudos. A Seed declarou que pelo menos 4 escolas estavam precisando de reparos urgentes. 

Na Elizabeth Esteves, em Santana, foram feitos reparos no telhado, portas, esquadrias e rede elétrica, que eram reivindicações de alunos. Ainda serão concluídos serviços na quadra, conforme planejamento. 

Reparos na quadra, telhado e estacionamento foram feitos na escola Tiradentes, no Centro de Macapá. Durante o mês de agosto ainda serão feitas intervenções nos banheiros, segundo a Seed, que não afetam o retorno das aulas. 

A Escola Estadual Maria do Carmo está em fase de conclusão dos reparos na quadra de esportes. 

No Colégio Amapaense, a Seed informou que ainda serão feitos serviços nos banheiros, telhados e quadra, que seguem seu andamento sem atrapalhar nas aulas.

Informações do G-1 Amapá

Comentários

Postar um comentário