“Taxa do Lixo”: Várias associações de moradores de Santana se unem contra nova lei municipal

Amojadeus se manifestou contra
Após a grande repercussão que houve neste sábado (30) sobre a criação de uma lei municipal, que cria mais um imposto para o cidadão santanense pagar, as reações foram logo notórias pela segunda maior cidade do Estado do Amapá, principalmente pelas redes sociais. 

Após sancionar uma Lei que cria uma taxa para a coleta e remoção de todo e qualquer resíduo sólido domiciliar, a Prefeitura de Santana recebeu centenas de críticas sobre a crise que o país vem atravessando. 

Além de populares, diversas entidades como associações de moradores de pelo menos quatro bairros de Santana manifestaram – através de Notas de Repúdio – as suas insatisfações sobre a lei municipal. 

“Em nosso entender, a lei é equivocada, inoportuna e inadequada para o atual momento econômico que o município atravessa”, assim descreveu a Associação de Moradores do bairro Jardim de Deus (Amojadeus), em trecho de Nota de Repúdio. 

Horas após o início da grande repercussão, a Amojadeus foi a primeira a manifestar sua indignação com o novo imposto, que deu sequencia à várias outras entidades comunitárias que também consideraram como “desrespeitoso” e até “desumano” a nova taxa que já está tendo validade. 

“Acredito que estamos sendo lesados com essa lei, já pagamos tantos impostos, pagamos IPVA e IPTU para as nossas ruas estarem só buracos, pagamos caro por uma energia de péssima qualidade, pagamos taxa de iluminação pública sendo que a cidade está as escuras, pagamos água pra termos uma vez por semana”, protestou a líder comunitária Márcia Batista, que atualmente preside a Associação de Moradores do bairro Fé em Deus.

Além de Márcia, bairros como Paraíso e Parque das Laranjeiras também manifestaram suas indignações sobre a nova taxa, e já prometeram que irão se reunir nos próximos dias para tratar da situação e decidir se levarão ao conhecimento do Ministério Público Estadual.

A Prefeitura de Santana ainda se manifestou oficialmente sobre o assunto.

Comentários