Hospital de Santana tem novo aparelho de Raio-X e UTI Neonatal reformada

Novo Raio-X permite um diagnóstico mais detalhado
O Governo do Amapá entregou na manhã da última sexta-feira (20/10), um novo aparelho de raio-x para o Hospital Estadual de Santana (HES). Diferente do anterior, o equipamento é automático e dispensa a utilização de produtos químicos. 

Com a aquisição, a unidade normaliza a oferta do exame que tem uma demanda mensal média de 7 mil procedimentos. 

A modernidade do novo aparelho permite um diagnóstico mais detalhado do exame, o que reflete diretamente no tratamento. 

A entrega do equipamento foi acompanhada por membros do Conselho de Saúde do munícipio de Santana.Para o presidente do conselho, Gilmar Santiago, é um grande avanço. 

“Nós fizemos uma vistoria aqui há alguns dias e a situação hoje está diferente. O raio-x vai poder suprir a demanda do hospital, tanto a de pacientes internados, quanto a que está reprimida. Observamos também que os problemas de infiltração em algumas salas foram resolvidos e que a climatização dos leitos está mais confortante”, frisou Santiago. 

Com a aquisição do novo equipamento, o raio-x que estava em uso será encaminhado para manutenção corretiva e preventiva, para dar retaguarda às unidades do interior, como Laranjal e Vitória do Jari. Além do aparelho, também foi entregue a forma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, que agora conta com 10 leitos. 

O espaço revitalizado atende aos padrões do Ministério da Saúde e busca dar assistência mais humanizada aos recém-nascidos. Junto com a nova estrutura, a unidade também recebeu dois novos respiradores e quatro carrinhos de emergência. 

Para o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini, são avanços que possibilitam que o usuário tenha uma melhor assistência. 

“Essas melhorias são demandas que nos foram repassadas em junho, quando visitamos a unidade pela primeira vez. Sabemos das dificuldades, mas estamos avançando para oferecer ao usuário a melhor assistência possível”. 

Calandrini destacou ainda que, a partir da próxima semana, o Pronto Socorro do HES também entrará em reforma. 

A ala do hospital, que é responsável pelo atendimento de urgência e emergência, receberá pintura e reparos que visam melhorar a estrutura para dar mais conforto aos profissionais e pacientes.

Comentários