Em evento sul-americano, amapaense deixa seu apelo: “Os jovens precisam ser mais assistidos e valorizados”.

O pedido foi feito pela estudante amapaense Yara Lorrane, que esteve participando da 4ª Edição Internacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL, ocorrido no período de 06 a 11 de outubro na cidade de Montevidéu (Uruguai). 

Além da amapaense – que reside na cidade de Santana, segunda maior do Amapá – outros 24 representantes estaduais do Brasil estiveram compondo a delegação nacional, que se encontrou com jovens de outros três países sul-americanos no evento (que foram Paraguai, Uruguai e Argentina), na qual mais de 100 jovens puderam participar de seminários e palestras voltadas para assuntos atuais ligados à problemática social. 

No intercâmbio entre os formadores e os jovens parlamentares foram colocados os seguintes temas: Democracia, Cidadania, Integração Regional e Direitos Humanos. 

“No grupo de trabalho que estive participando com outros jovens, percebi que nossa Educação precisa ser melhorada em vários aspectos, apesar de estarmos um pouco mais à frente de alguns países vizinhos que sequer materiais didáticos não são distribuídos nas escolas”, comparou a estudante. 

Segundo Yara, entre os inúmeros assuntos sociais abordados no evento internacional, a questão da homossexualidade ainda continua sendo um “tabu” em alguns desses países que estiveram presentes no encontro. 

“No Brasil, esse assunto é abertamente discutido pelo público, mas lugares como no Paraguai ainda nem começou devido aquele conservadorismo religioso”, explicou. 

Apelo 
No último dia do evento, os jovens parlamentares concluíram a redação de uma Declaração Regional que foi diretamente entregue aos parlamentares do MERCOSUL, além das Autoridades de Educação do Uruguai e do Brasil, que ali estavam presentes. 

“Nessa carta (Declaração) expressamos em conjunto nossa opinião social e colocamos nosso apelo para melhorar a sociedade”, disse a estudante, que ainda declarou seu apelo próprio em relação à juventude estadual. 

“Temos uma juventude cheia de ideias e projetos que só precisam ser mais assistidas e valorizadas pelas autoridades, e com certeza se isso for mais protagonizado pela classe juvenil, acredito que alcançaremos bons resultados dentro da sociedade e do restante do mundo”, declarou. 

Do Amapá, somente a estudante Yara Lorrane foi a representante estadual do evento, sendo que alguns Estados Brasileiros chegaram a levar autoridades políticas (como deputados federais e senadores), além de seus representantes parlamentares juvenis.

“Isso mostra que esse Estado acredita num futuro protagonizado por ideias jovens”, disse Yara, que cursa o 2º ano do curso técnico em Mineração no IFAP/Macapá.

Comentários