CEJUSC atende a pedidos de socorro de escolas públicas de Santana

A coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) de Santana, Neide Santos, afirma que o método da Justiça Restaurativa vem dando certo quando aplicado entre os jovens que tem problemas de indisciplina e comportamento na escola. 

A assistente social e coordenadora destacou o trabalho realizado por meio das audiências pré-processuais, com destaques para as demandas de conflitos encaminhados pelas escolas. 

A Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes, localizada na área portuária de Santana, será a primeira unidade escolar a receber a equipe do CEJUSC no próximo dia 31 de outubro em reunião com os pais e no dia 1º de novembro o encontro será com os adolescentes. A técnica utilizada será o círculo restaurativo. 

A equipe do CEJUSC vai às escolas, reúne em círculos com o corpo pedagógico e os pais, depois reunimos com os alunos e fazemos com eles tenham uma reflexão sobre o resultado das suas atitudes e o que a violência causa em todo o ambiente escolar e a própria comunidade. 

“Nós estamos recebendo pedidos de socorro das escolas”, explicou. 

A coordenadora também destacou outras atividades que fazem parte das ações da central judiciária que, além do Projeto Escola Restaurativa, oferece cursos para a equipe pedagógica com apoio e monitoramento pelo período de um ano, ainda coordena as oficinas para os casais marcados para os dias 15,16 e 17 de novembro e os preparativos para o Casamento na Comunidade que ocorrerá no dia 1º de dezembro com a união de 100 casais. 

“Como a procura de casais foi grande, tivemos que abrir um cadastro de reserva já com expectativa de realizar uma próxima edição ainda no início do ano que vem para atender a essa grande procura”, observou.

Comentários