Sem a presença da CEA, Eletronorte explicou sua posição fora dos “apagões”

A sessão desta terça-feira (26/09), na Câmara de Vereadores de Santana, foi diretamente voltada para a questão das interrupções constantes no fornecimento de energia elétrica no município. 

Para tratar do assunto, o legislativo local convidou os representantes da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e da Eletronorte, para esclarecerem os reais motivos dos “apagões” que diariamente ocorrem em alguns bairros do segundo maior município amapaense. 

Apenas a estatal de âmbito federal (Eletronorte) compareceu à sessão, onde explanou – de forma clara e técnica – a posição da empresa junto à situação. 

“Sabemos que nossos problemas de geração elétrica são todos pontuados e que providências são tomadas de imediato quando registramos algum defeito interno”, explicou Elton Valentin, da Eletronorte, no plenário da Câmara. 

Elton disse que os mais recentes “apagões” ocorridos em Santana foi devido à transferência de carga para o Conjunto Macapaba II, que foi recentemente inaugurado, e estaria causando constantes picos de energia em diversas partes do município santanense.

“Dentro dessa questão da geração, a Eletronorte vem se mantendo louvável com suas obrigações. Já nessa área de distribuição, compete à CEA dizer o que vem sendo feito em relação às interrupções de energia”, disse. 

Cada vereador presente na sessão fez seus questionamentos sobre a situação e cogitaram as possibilidades de formarem uma Comissão Especial para acompanhar “in loco” as inúmeras reclamações relacionadas ao setor elétrico que vem causando transtornos à população santanense. 

“É inadmissível que este tipo de situação continue se alongando e nada vem sendo feito para melhorar o fornecimento de energia elétrica, o que não nos dá outra escolha a não ser recorrer às esferas judiciais através de comissões de investigações”, comentou o vereador Dr. Fabiano. 

Procurada pelo blog, a CEA informou que não chegou a ser oficialmente notificada sobre a audiência com o legislativo santanense, mas que se disponibiliza de agendar qualquer esclarecimento junto à sociedade.

Comentários