“Grifo”: Polícia Militar avalia como positiva a megaoperação em Santana

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro o 4° Batalhão da Polícia Militar do Amapá deflagrou Operação Grifo. A iniciativa visa reduzir e reprimir os índices de criminalidade nos diversos bairros do município de Santana, bem como promover a fiscalização de trânsito na forma de comandos de trânsito e check point. 

Uma ação proativa coordenada pelo 4° BPM com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTRANS). 

Empregando um total de 139 policiais, distribuídos em 34 viaturas, durante os três dias foram realizadas incursões em áreas com acentuada vulnerabilidade social, como regiões de palafitas, áreas de ponte e passarelas em bairros como Provedor I e II, Remédios I e II, Área Portuária, Delta do Matapi e Elesbão, bem como ramais localizados em bairros de difícil acesso como o Monte das Oliveiras. 

Foi realizado também o trabalho de fiscalização em bares e estabelecimentos comerciais com ênfase na proibição da comercialização de bebida alcoólica à crianças e adolescentes. 

Em uma dessas fiscalizações, no local conhecido como Berinjela, onde já houve algumas prisões de traficantes por equipes do 4° BPM, os militares encontraram uma criança de apenas dois meses de vida em situação de risco social. 

Ela estava em uma residência junto à pessoas que consumiam bebida alcoólica desacompanhada de seus responsáveis. Diante do fato, o Conselho Tutelar de Santana foi acionado e tomou as devidas providências. 

A ação resultou nos seguintes números: 

- 265 pessoas abordadas; 
- 22 pessoas conduzidas à DP; 
- 04 cumprimentos de mandado de prisão; 
- 01 captura de foragido da Justiça; 
- 185 veículos abordados; 
- 12 veículos recolhidos pela CPTRAN/TUR e BPRE; 
- 20 boletins de ocorrência; 
- nenhum acidente de trânsito registrado. 

Ao término da operação, o comando avaliou positivamente a operação, uma vez que não houve registro de ocorrências graves no município durante as incursões e no patrulhamento. 

Assim foi possível avaliar mais esta nova modalidade de atuação conjunta adotada pela Polícia Militar do Amapá. 

DRPI/4°BPM

Comentários