Em menos de uma semana, seis homicídios já registrados em Santana

Seis homicídios foram registrados em Santana, entre os dias 7 e 14 de setembro, de acordo com registros da Polícia Militar (PM). O caso mais recente ocorreu na noite de quinta-feira (14), quando o coreógrafo de quadrilhas juninas Adrilson Carvalho, de 34 anos, foi morto com uma facada ao tentar impedir um assalto. 

A PM informou que não mede esforços para combater a criminalidade, mas devido a maioria dos homicídios apresentar características de execução, o policiamento preventivo é dificultado. A corporação ressaltou que operações são realizadas diariamente no estado e as ações serão reforçadas em Santana e nas demais cidades. 

"A maioria dos homicídios são por acerto de contas, em que a vítima ou o infrator tem algum antecendente criminal. Eles estão sendo investigados pela Polícia Civil. Orientamos que em casos de assaltos, não haja reação das vítimas", disse a tenente Anne Monteiro, da coordenadoria de Comunicação Social da PM. 

Coreógrafo foi morto ontem (14/09)
O coreógrafo chegou a ser socorrido e foi encaminhado para o Hospital de Emergências de Santana, mas não resistiu aos ferimentos. A dupla fugiu e não foi encontrada. 

Outro caso que repercutiu na cidade foi na quarta-feira (13), quando o pastor evangélico Luiz Ricardo Sousa Batista, de 37 anos, foi alvejado por três homens que desceram de um carro. Ele morreu na hora. O crime ocorreu por volta das 22h, em frente a um hotel na área portuária. 

Segundo a polícia, Luiz Ricardo era marido da proprietária do estabelecimento e foi baleado quando estava na entrada do prédio. Amigos da vítima suspeitam que o pastor tenha sido morto por engano. 

No dia 11 de setembro, um jovem de 18 anos, identificado como Rogério dos Santos Penha, foi morto durante uma troca de tiros com policiais militares. A PM informou que o confronto ocorreu durante uma abordagem próxima à área portuária. 

A ocorrência foi por volta das 23h, quando uma equipe do 4º Batalhão da PM estava realizando buscas de informações sobre os disparos de armas de fogo contra policiais que estavam numa guarita no Fórum de Santana, ocorrido no sábado (9). Ao fazerem a abordagem numa residência, foram recebidos a tiros. 

No dia 9 de setembro, um homem de identidade não informada, foi morto a tiros no bairro Vila Amazonas. Segundo a polícia, dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos que atingiram a vítima. Ninguém foi preso. 

Homem encontrado morto na Vila Amazonas
No mesmo dia, um jovem identificado como Alander Almeida, de 21 anos, morreu a facadas após uma discussão durante bebedeira no bairro Fonte Nova. A corporação relatou que a vítima e os cinco suspeitos do crime ingeriam bebida alcoólica juntos quando tiveram um desentendimento. O corpo da vítima foi encontrado em um lago. 

E no dia 7 de setembro, o corpo de uma adolescente foi encontrado em um terreno baldio, localizado no bairro Vila Amazonas. A vítima foi identificada como Vitória Camile dos Santos, de 15 anos. 

De acordo com o 4º Batalhão, que atendeu a ocorrência, o irmão da menina disse que ela saiu de casa para visitar a avó, no bairro vizinho, na noite de quarta-feira (6), mas a adolescente não chegou até o destino. 

Uma audiência pública foi realizada na quarta-feira para debater a segurança pública em Santana. Entre os assuntos abordados estavam aumento no número de homicídios, roubos, assaltos e até ataque as instituições de segurança no município, como o ocorrido no domingo (10) quando a 2ª Delegacia de Polícia (DP) foi alvo de furto praticado por três criminosos. 

A Polícia Militar informou ainda que o índice de homicídios em 2017 registrou redução de 12% em relação ao ano anterior.

Informações do G-1 Amapá

Comentários