Desde 1966, os desfiles cívicos de Santana percorreram vários endereços da cidade

1966: Primeiro desfile cívico foi na Vila Amazonas
Quando os primeiros grupos escolares começaram a se formar na pequena vila portuária de Santana, ainda na década de 1950, o interesse dos estudantes da região em realizar as festividades do mês de Setembro, que centralizavam-se nos dias 07 e 13, ou seja, na data histórica da Proclamação da Independência do Brasil e a data de criação do Território Federal do Amapá, era bastante vulnerável. 

O primeiro Desfile organizado em Santana ocorreu em setembro de 1966, na data cívica da Nação, tendo à frente da coordenação do evento a Escola da Vila Amazonas (Esvam), de propriedade da ICOMI. 

Estiveram participando deste desfile os alunos da Escola da Ilha de Santana e do Grupo Escolar Augusto Antunes (que funcionava em anexo com o Grupo Amazonas). Realizado na principal avenida de entrada da Vila Amazonas, a apresentação contou com a presença de quase 200 estudantes. 

Em 1978, os desfiles ocorriam na Salvador Diniz
Passado apenas dois anos, em setembro de 1968, o Governo Territorial do Amapá organizou o primeiro “Desfile da Independência” da vila de Santana, presenciado pelo próprio Governador General Ivanhoé Martins e os seis grupos escolares que já existiam em Santana, que eram: Escola da Vila Amazonas (Esvam), Grupo Escolar Professor José Barroso Tostes, Grupo Escolar Amazonas, Grupo Escolar Porto de Macapá (atual Escola Estadual Padre Simão Corridori), Escola de Ilha de Santana (atual Escola Estadual Osvaldina Ferreira) e Ginásio Municipal Augusto Antunes (atual Escola Augusto Antunes). 

Antes de iniciar a cerimônia de desfile, o Governador Ivanhoé dirigiu sua palavra ao povo de Santana, fazendo referências à magna data festiva (07 de setembro) e agradeceu a todos que colaboraram para o êxito daquelas comemorações do Dia da Independência em todo o Território amapaense. 

Desfile cívico de Santana em 2001
Encerrando as festividades, foi realizada, às 18 horas, a solenidade de arriamento do Pavilhão Nacional, onde o Governador Ivanhoé Martins procedeu o referido ato, ao som do Hino Nacional, tocado pela banda de Música do Ginásio de Macapá. 

Anualmente o evento vem recebendo o apoio do Governo do Amapá, sendo que desde 1978 os desfiles cívicos deixaram de ser realizados na Avenida Santana, passando a ocorrer na Rua Salvador Diniz, ao lado da Escola Municipal Amazonas. 

Com a transformação do distrito de Santana para município, a responsabilidade da realização do evento passou a pertencer parcialmente ao Executivo local. Entre os anos de 1989 a 1992, os desfiles voltaram a ser realizado na Avenida Santana, em consideração a uma das vias públicas mais antigas do município. 

Na administração dos prefeitos Geovani Borges e do médico Judas Tadeu Medeiros, os desfiles retomaram às suas tradições quando foram realizados novamente na Rua Salvador Diniz. 

No desfile de 2004, houve até a participação de inúmeras autoridades do Estado, como o Governador Waldez Góes e do Senador da República José Sarney. 

Desde 2011, os desfiles são em frente a Prefeitura
Vale lembrar que desde o Governo Territorial do General Ivanhoé Martins, os governantes do Amapá têm participado ativamente de algumas cerimônias cívicas em Santana, destacando a presença do Capitão Arthur Henning (de 1975 à 1979), Comandante Anníbal Barcellos (de 1980 a 1985, e 1992 a 1994), Jorge Nova da Costa (de 1986 a 1990) e João Alberto Capiberibe (de 1995 a 2001). 

No período de 2005 a 2009, devido a Rua Salvador Diniz ter entrado em fase de obras para construção da primeira “Via Modelo” do município, os desfiles mudaram novamente de local, passando a ocorrerem em uma das artérias da Rua Ubaldo Figueira, atravessando uma das laterais da Praça “Francisco Nobre”, na histórica Vila Maia. 

O ponto negativo desse período era o horário prolongado em que cada desfile ocorria, ou seja, devido a pista viária ser estreita, as instituições levavam um tempo maior para encerrarem suas apresentações, fazendo com que a programação cívica terminasse duas ou três horas além do determinado. 

Com a inauguração do novo prédio da Prefeitura de Santana, em setembro de 2010, os desfiles puderam ser definitivamente transferidos para a Avenida Santana (bairro Paraíso), onde os desfiles ocorrem em frente ao prédio do Executivo Municipal, mantendo o mesmo caráter cívico e patriota dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino.

Comentários

  1. Estudei neste colegio ,tenho muito orgulho ñ me lembro certo o ano...mas foi lá que vivi minha adolescência, o que sei da vida aprendir com os melhores professores, como José Costa da graça,professora angelica, professor que tinha uma deficiência nas pernas,conhecido por nós alunos professor camarão...

    ResponderExcluir
  2. Agora estou com 65 anos a mas de 40 moro em Manaus Amazonas...mas lembro com orgulho dela...

    ResponderExcluir

Postar um comentário