Com mais de 40 casos confirmados, bairro Fé em Deus tem surto de malária

Bairro já registrou mais de 40 casos de malária
Nas últimas semanas, dezenas de pessoas que residem no bairro Fé em Deus, na zona noroeste da cidade de Santana, estão apresentando sérios sintomas ligados à malária. 

Até este domingo (10/09), cerca de 40 casos já haviam sido confirmados entre as mais de 220 famílias que residem naquela área afastada dos centros de saúde do município. 

“De cada dez famílias, oito possuem pelo menos um membro com a doença da malária confirmada por exames”, disse a líder comunitária do bairro, Márcia Batista. 

Segundo Márcia, apesar do bairro existir há mais de uma década, o mesmo não possui os equipamentos básicos do serviço público (escolas, posto de saúde, etc), o que obriga os moradores a buscarem por atendimento em unidades de saúde de outros bairros. 

Alaiane vem tomando várias medicações prescritas
“Há anos que não existe sequer agente de saúde para acompanhar a situação dessas famílias, e isso nos deixa diante dos riscos de toda e qualquer doença”, questionou. 

Uma das mais recentes vítimas a adquirir malária é a doméstica Alaiane Lima Serra, de 31 anos, que confirmou (através de exames laboratoriais) está com a doença no início do mês, sendo até o momento a única de sua casa que contraiu a enfermidade. 

“Tenho três filhos e minha única preocupação é que não aconteça nada com ele que estão todos bem”, disse a doméstica que se recupera da doença com ajuda de medicações prescritas, mas já está com o retorno médico marcado para o próximo dia 12 de setembro. 

Apesar de antigo, bairro não tem posto de saúde
A situação do surto de malária tem sido tão alarmante que existem registros de casa com seis pessoas, onde somente um está sem a doença, o que vem se mais preocupante o restante dos moradores do bairro. 

A população do bairro acredita que provável causa desse surto estaria ligado ao extenso lago que corta as imediações do bairro que, segundo os moradores, onde não vem recebendo qualquer atenção dos órgãos competentes e bem menos das autoridades municipais. 

“Já levamos a situação ao conhecimento do prefeito e dos seus principais secretários há mais de uma semana, e até agora nada foi feito. Nosso medo é que esse surto continue apenas aumentando se nenhuma providencia for tomada de imediato”, prevê Márcia.

Nenhum responsável da Secretaria Municipal de Saúde de Santana foi localizado para comentar sobre o assunto.

Comentários