Única sobrevivente de incêndio em Santana recebe doação de militares

Menina recebeu doação de militares
Militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) do Amapá arrecadaram cerca de R$ 1 mil, compraram uma central de ar condicionado e doaram para a pequena Daniele dos Anjos, de 3 anos, na quarta-feira (02/08). 

A menina é a única sobrevivente do incêndio que matou a mãe, o padrasto e os dois irmãos dela, no dia 15 de junho. O presente, que veio após a alta da criança do hospital, foi pensado para aliviar o calor no corpo ainda ferido em consequência das queimaduras. 

O sinistro na casa onde a família morava no bairro Paraíso, em Santana, provocou a perda total do imóvel, segundo a equipe do Corpo de Bombeiros que atendeu à ocorrência. As vítimas dormiam no momento em que iniciou o fogo. 

Menina conta que ainda sente dores nos ferimentos
Daniele teve 50% do corpo queimado pelas chamas, que lhe atingiram principalmente os braços e as pernas. Familiares que estão com a menina contaram aos policiais que, enquanto se recupera, a pequena sente muito calor na casa, que não tem refrigeração. 

“A gente viu que o quarto e a casa toda são muito quentes. Ela conversou conosco, falou que sente muito calor, que acorda de madrugada incomodada. Com o calor, ela fica se coçando muito, e acaba perdendo parte da pele. É muita dificuldade para uma criança”, falou o comandante em exercício do Bope, capitão Kleber Silva. 

Liberada do hospital desde o dia 17 de julho, a menina está morando na casa dos avós, também em Santana. De acordo com o tio dela, Fábio dos Anjos, de 51 anos, a central de ar vai amenizar o incômodo que Daniele sente durante todo o dia. 

Menina revendo fotos da família
“Chegou em boa hora, porque o ar-condicionado que ela ganhou tinha dado problema e não estava funcionando. Estamos passando por muitas dificuldades no tratamento da Daniele. Ela está se recuperando bem, mas precisamos de um lugar melhor para ela”, falou o tio, que era irmão da mãe da menina. 

Daniele divide o quarto com outras pessoas e, para a família, o espaço não atende às necessidades médicas dela. Por isso, os familiares estão organizando um bingo para levantar recursos e poder construir um quarto para ela. O sorteio será durante uma festa no dia 13 de agosto, na sede da associação de policiais, na Rodovia JK. 

A doação da central de ar foi organizada pelo Instituto de Apoio Técnico e Social aos Policiais Militares do Bope, que ajuda a corporação em diversos aspectos e estende serviços à sociedade em geral. 

“Nós iríamos comprar alguns brindes para ajudar no bingo. Mas, falando com a família, o que ela mais precisava era a central de ar, que não é barata. O efetivo contribuiu e rapidamente a gente conseguiu levantar esse valor”, lembrou o capitão do Bope. 

Incêndio 
O fogo ocorreu numa casa de uma vila de kitnets. Os móveis e objetos pessoais que estavam dentro do imóvel foram completamente destruídos. 

Funcionários de uma lavagem de carros, que fica ao lado da residência, ajudaram a controlar as chamas. As vítimas, que ficaram queimadas e inalaram muita fumaça, foram atendidas e levadas para o Hospital de Emergências (HE) de Macapá. 

Incêndio ocorreu no último dia 15 de junho
Segundo laudo do Corpo de Bombeiros, o incêncio foi causado por um ventilador que era usado pela família. O equipamento aqueceu além do normal e provocou as chamas, de acordo com o relatório da perícia. Todo o ocorrido durou cerca de 3 minutos, diz a perícia. 

Josivaldo César da Silva, de 41 anos, morreu no dia 21 de junho por insuficiência respiratória. Ele estava desde o dia do incêndio em coma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HE, com quase 90% do corpo queimado. 

A esposa de Josivaldo, mãe de Daniele, Débora Ferreira dos Anjos, de 21 anos, morreu após ficar 24 dias internada. Ela também permaneceu em coma desde o dia do incêndio. A mulher foi a quarta vítima do caso a ir a óbito. 

Outros dois filhos do casal, um bebê de 2 meses e um menino de 2 anos, não resistiram aos ferimentos e morreram horas depois da tragédia. As crianças sofreram com complicações causadas pelas queimaduras e chegaram a ser atendidas no hospital. 

Informações do G-1 Amapá

Comentários

Postar um comentário