Fé em Deus: Reunião garante melhorias urbanas para o bairro

O último domingo (14/05) que deveria ser considerado um dia para se comemorar às Mães, também foi marcada por uma importante reunião no bairro Fé em Deus, na Zona Norte da cidade de Santana, onde contou com a presença de diversas autoridades do Executivo e do Judiciário local. 

Gestores como Ronival Silva (Semgov), Josiney Pereira e o promotor de Justiça Adilson Garcia, além do próprio prefeito de Santana Ofirney Sadala, escutaram as inúmeras reivindicações da comunidade, e explanou as condições que já podem ser adiantadas por seus setores municipais. 

Diversos assuntos ligados ao setor urbano foram abordados, entre eles, a falta de iluminação pública noturna e a questão das vias que dão acesso ao bairro que apesar de ainda não está asfaltada, é diariamente utilizada pelos mais de 8 mil habitantes que ali residem. 

“Ainda nessa semana que vem, estaremos providenciando a terraplanagem das duas principais vias que oferecem livre acesso ao bairro, e sobre a questão de asfaltar essas ruas, estamos aguardando uma posição do Governo do Estado em relação a uma parceria ligada a esse asfaltamento”, explicou o secretário de Obras do município Juscelino Alves.

Transporte Público
Outra questão pautada na reunião foi o transporte urbano, pois, segundo moradores, é preciso caminhar até 2km para se chegar num ponto de ônibus mais próximo, o que coloca em risco os estudantes e trabalhadores que trafegam nessa rota após as 19h da noite.

“Quem tem carro não tem essa preocupação de sair do bairro, mas para os outros fica um risco incalculável”, disse o autônomo Benedito Vieira, que reside nas proximidades da principal rua que dá acesso ao bairro. 

Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans) Josiney Alves, a situação será discutida com a única empresa de ônibus que presta serviços ao município, no objetivo de viabilizar um itinerário que facilite o deslocamento desses moradores.

“Iremos conversar com a diretoria da empresa Sião Thur e ver as possibilidades de estenderem esse itinerário para o bairro, ou se criar uma rota que fique mais próxima possível”, garantiu Josiney. 

Desapropriação
Uma extensa área, localizada na fronteira entre o bairro Mutirão do Paraíso e parte do Fé em Deus foi pautado pelos moradores como possível uso público, uma vez que a mesma não vem sendo utilizada para outros fins. 

“Essa área tem tudo para ser desapropriada e servir para a construção de uma escola e um centro comunitário, coisas que não tem no bairro”, sugeriu a presidente da Associação de Moradores do Bairro Márcia Batista, que também incluiu a construção de uma unidade de saúde para o bairro. “Os moradores sofrem quando se trata de saúde, pois, tem que sair do bairro e procurar postos de saúde em outros bairros”. 

Para o promotor Adilson Garcia, será avaliado as condições, juntamente com o proprietário legal da área, para que haja a integração da mesma como bem público. 

“Um bairro que já existe há quase dez anos e ainda sofre com a falta de vários equipamentos urbanos (não tem escola, posto de saúde, praça), é preciso que mais ações sejam tomadas o quanto antes”, cobrou o promotor, que também agendou conversas com o Batalhão da Polícia Militar de Santana, para tratar da extensão das rondas policiais na região. 

Ao final da reunião, as autoridades parabenizaram as mães presentes e distribuíram brindes-surpresas para as demais.

Comentários