Batalhão Ambiental do Amapá completa 20 anos de existência

O titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Santana, promotor de Justiça Adilson Garcia, prestigiou, na manhã desta terça-feira (09), a solenidade de comemoração respectiva aos 20 anos do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP), ocorrida no Auditório do Museu Sacaca.

Na ocasião, Adilson Garcia entregou uma placa de homenagem ao 1º ex-comandante do Batalhão Ambiental, Coronel Sérgio Leitão.

De acordo com o promotor de Justiça, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) sempre esteve ao lado do Batalhão Ambiental na busca pela erradicação dos crimes ambientais.

“Hoje recebemos uma singela homenagem por parte do Batalhão Ambiental com palavras de agradecimento pelo apoio à causa ambiental no Estado”, frisou. 

Com a presença de autoridades civis e militares, a solenidade encerrou a programação alusiva ao aniversário de 20 anos do Batalhão, que iniciou em abril, com torneio de futebol, palestras, festival com os projetos sociais e a primeira edição da Corrida “No Rastro da Onça”.

Batalhão Ambiental do Amapá
Criado em 9 de maio do ano de 1997, por meio da Lei Complementar nº 015, o Batalhão Ambiental da PM/AP veio apresentar uma nova percepção à população local, principalmente no que diz respeito à utilização racional dos recursos naturais, ajudando a preservá-los para as presentes e futuras gerações.

Além das atividades de policiamento ostensivo fardado e preservação da ordem pública, atua na proteção e conservação do meio ambiente do Estado do Amapá, conjuntamente com os órgãos e entidades legalmente competentes para atuar na defesa ambiental.

O Batalhão Ambiental conta, ainda, com a parceria de órgãos e instituições públicas e privadas, quer seja com apoio técnico e/ou financeiro, que auxiliam no desenvolvimento das atividades de proteção ambiental, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Ministério Público Estadual; Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap); dentre outros, tendo como responsabilidade a execução do policiamento ambiental em todo o Estado e localidades do Aporema, Itamatatuba, Livramento, Gurijuba, Macedônia, Vila Progresso e Pracuúba. Hoje, o Comando do Batalhão Ambiental está localizado no município de Santana.

Comentários