Após três anos em construção, Igarapé do Lago ganha novo Posto de Saúde

O distrito rural do Igarapé do Lago, localizado há cerca de 90km da sede municipal de Santana, foi contemplada na manhã desta sexta-feira (12/05) com a entrega de seu novo Posto de Saúde. 

Iniciado em 2014, a obra segue todos os padrões definidos pelo Ministério da Saúde, sendo orçada no valor de quase R$ 460 mil, o que garantirá um atendimento diário de mais de 200 pessoas daquela região. 

“Antes, aquele morador tinha que sair da sua localidade tão distante para seguir para capital ou para Santana buscar atendimento médico emergencial. Agora faremos o contrário, é o médico que vai para o interior atender esse morador”, declarou o prefeito de Santana Ofirney Sadala, durante cerimônia de entrega. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Santana (Semsa), o atendimento no posto será executado por uma equipe volante do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF), composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. 

“Vários desses profissionais (da área da saúde) já conhecem um pouco desse quadro delicado dos moradores da localidade e continuarão mantendo os cuidados médicos com essa população e outros tipos pacientes que aparecerão”, garantiu o secretário de Saúde Alberto Negrão. 

Para ocasião de reinauguração, a Semsa montou uma mega estrutura, que vai proporcionar atendimentos nas áreas de pediatria, ginecologia, clínica médica, vacinação, realização de testes rápidos e consultas odontológicas, nos mesmos moldes das ações que vêm sendo implementadas periodicamente nas unidades da zona urbana do município. 

A localidade
Com uma população de aproximadamente 1.200 habitantes (IBGE 2014), a comunidade quilombola Igarapé do Lago é um distrito do município de Santana desde 1989, também constituído de mais 10 núcleos rurais. 

O acesso terrestre é feito pela BR 156 no eixo sul (Macapá /Laranjal do Jari), de onde se percorre mais 29 quilômetros de ramal sem asfalto até à comunidade. Por via fluvial, o acesso se faz pelo rio Vila Nova, saindo de Santana.

Comentários