Santana terá novo porto para movimentação de cargas e passageiros

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, recebeu no início desta semana o coordenador de Engenharia Hidroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Marcos Dias. 

Ele apresentou ao chefe do Executivo Municipal um esboço do projeto de construção de um novo terminal de cargas e passageiros, na Área Portuária de Santana, bem como os representantes da empresa Jeed Engenharia, que venceu a licitação para elaboração do projeto executivo da obra. 

Na conversa com o prefeito, o coordenador explicou que o projeto está em fase de elaboração. Por isso, Marcos Dias solicitou ao prefeito e a equipe técnica da prefeitura que apresentem sugestões, levando em conta a expectativa econômica e social do município em relação ao porto. 

O DNIT tem um prazo de 60 dias para concluir a fase de elaboração do projeto executivo, para que se inicie o processo licitatório de contratação da empresa que ficará responsável pelas obras civis, que ocuparão uma área de 20 mil metros quadrados. 

Em visita, nesta terça-feira, 14, à área onde o projeto vai ser viabilizado, o prefeito Ofirney Sadala sugeriu modificações na construção do muro de arrimo. Segundo José Carlos Izidro, da Jeed Engenharia, além do muro de arrimo, o projeto inicialmente contempla a construção de um cais flutuante, medindo aproximadamente 52x16m, permitindo o acesso aos veículos de carga, e duas plataformas fixas para cargas e passageiros. 

“Essas plataformas vão permitir a mecanização da operação portuária, ou seja, fazer com que se agilize a movimentação de carga e descarga”, explicou o engenheiro. 

Outra novidade do projeto é a implantação de uma sala de rádio, que vai permitir a comunicação com os comandantes das embarcações e, dessa, forma, facilitar a atracação das mesmas no porto. 

Para o prefeito de Santana, Ofirney Sadala, após a conclusão do projeto, o novo porto de Santana será o cartão postal da cidade e dará uma contribuição significativa para a economia do município. 

O gestor reafirmou a parceria da PMS com o DNIT e se comprometeu em pressionar a bancada feral para acelerar os recursos necessários à execução da obra.

Ascom/Prefeitura de Santana

Comentários

  1. Fico muito feliz em ver o crescimento dessa minha terrinha querida onde fui criado.

    ResponderExcluir
  2. E um entra e sai de prefeito e nunca saiu esse porto.🤣🤣🤣

    ResponderExcluir

Postar um comentário