Por tempo indeterminado, racionamento deixa santanense até 24hs sem água

Estação de Tratamento de Água do bairro Paraíso
A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) iniciou na semana passada (dia 04 de novembro), um procedimento emergencial de distribuição de água para os bairros atendidos pela Estação Isolada da Companhia, localizada no bairro Paraíso. 

A Companhia alega que devido ao período de estiagem, o fornecimento de água para os bairros Paraíso e Fonte Nova teriam que atravessar por atendimentos alternados, visando manter um serviço considerado “no mínimo satisfatório” para os mais de 40 mil moradores residentes nesses bairros. 

O gerente da Caesa em Santana Olenilson Pereira, informou que as manobras de atendimento atenderão 06hs de fornecimento de água para cada bairro. 

“Com essa falta de chuva, o nível de água do rio está muito baixo esse ano e os poços que atendem esses bairros não estão podendo atender a demanda”, explicou. 

Outra questão que vem preocupando a Companhia está relacionado aos conjuntos de motobombas dessas captações de água, que podem sofrer possíveis danos materiais. 

“Com os poços secos, esses maquinários estão sugando mais ar do que água, e isso pode causar um sério dano no funcionamento delas”, prevê o gerente. 

Mais de 24hs sem água
No entanto, segundo alguns consumidores, os horários de fornecimento programados pela estatal não estão sendo devidamente cumpridos, deixando com o produto fique até 24 horas sem cair das torneiras. 

“Ninguém avisou que ia acontecer isso, e infelizmente temos que depender da boa vontade deles para esperar pela hora que vai chegar a água. Isso é vergonhoso”, reclamou a doméstica Socorro Duarte, residente no bairro Fonte Nova. 

A doméstica disse que a última vez que a água caiu em sua torneira foi na tarde da segunda-feira (07), e desde então vem “penando” para buscar pelo produto através de poços particulares. 

“Já pedi água de um vizinho que tem poço artesiano por que esperei pela água chegar. E pensar que temos o maior rio do mundo passando em frente da nossa cidade”, comentou. 

De acordo com a Caesa, os horários alternados seguem o seguinte: 

1 – Às 06:00hs, é fechado o registro da Estação do Bairro Fonte Nova;
2 – Às 12:00hs, aberto todo o registro da Estação do Bairro Fonte Nova;
3 – Às 18:00hs, deixam aberto os registros das Estações dos bairro Paraíso e Fonte Nova.

Comentários