Amapaense é premiada na Olimpíada de Matemática pelo terceiro ano seguido

A estudante Amanda Thais dos Reis Fernandes, da rede estadual de ensino amapaense, participou na noite da última segunda-feira, 07/11, da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2015), no Rio de Janeiro. A estudante havia conquistado a medalha de prata na Olimpíada de Matemática, mas por ser a melhor do estado, foi premiada com a medalha de ouro no evento. 

Estudante da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza, localizada em Santana, Amanda Fernandes recebeu a medalha pelo bom desempenho obtido na edição de 2015. É o terceiro ano seguido que Amanda é premiada na Obmep. Em 2013 e 2014 ela conquistou a medalha de bronze. Para a estudante, matemática deixou de ser um bicho de sete cabeças. 

“É uma disciplina que eu amo. Acredito que os professores da área devem incentivar mais seus alunos para disputas saudáveis como a Obmep”, disse a estudante. 

O bom desempenho na área de exatas abriu portas. Em 2014 e 2015, Amanda participou do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC-Obmep). No início de 2016 veio a aprovação no vestibular da Universidade Federal do Amapá em engenharia elétrica. E ainda, uma bolsa de estudos do Instituto Tim. O valor recebido ajuda nas despesas com o curso. 

“Entre 50 alunos contemplados pelo Instituo Tim, fui a única do Amapá a receber o benefício, graças ao bom desempenho ao longo desses 3 anos participando da Obmep”, ressaltou. 

Além de Amanda Fernandes, Dislany Vitória N. da Costa, da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá, também foi premiada com medalha de prata na Obmep 2015, mas não pode participar da cerimônia. 

Na edição de 2015 da Olimpíada de Matemática, o Amapá faturou ainda 59 medalhas de bronze, sendo 56 delas conquistas por estudantes da rede estadual de ensino, 2 por estudantes do município e uma por estudante do Instituto Federal. 

A maioria dos estudantes que se destacaram na Olimpíada de Matemática frequentam escolas do estado que funcionam em Macapá. Tiveram ainda estudantes de Santana, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari entre os premiados. 

Professores e escolas do Estado também foram premiados. 16 professores da rede estadual receberam diploma de homenagem, tablets e CD’s com as edições da Revista do Professor de Matemática. Já referente às escolas, 11 foram premiadas com troféu e kit constituído de material didático. 

A relação dos premiados na Obmep 2016 está prevista para ser divulgada no dia 30 de novembro no site da Olimpíada (http://www.obmep.org.br/). A cerimônia de premiação deve acontecer em 2017. 

Informações colhidas do site do Governo do Amapá

Comentários