Com “Padrão de Ensino” exemplar, Barroso Tostes conquista melhor Nota do Enem pelo 5º ano consecutivo

Escola Barroso Tostes: Melhor do Enem 2015
A Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, localizada no bairro Central do município de Santana, registrou a melhor Nota pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015, entre as escolas da rede pública de ensino do Estado do Amapá. 

A nota – que foi divulgada na última terça-feira (04) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) – elevou a escola santanense numa nova posição entre as melhores entidades de ensino do Estado, indo de 14ª para 12ª colocação no ranking, que também inclui as escolas da rede particular e federal. 

Segundo dados, a escola subiu da média 492,97 em 2014 para 493,36 em 2015, na avaliação das provas objetivas. Essa avaliação contempla as áreas de Ciências Humanas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Natureza e suas Tecnologias. Na redação, a instituição também apresentou evolução. Em 2015 acumulou 575,30 pontos, enquanto em 2014, ficou com média de 518. 

Terezinha Batista, diretora da escola
“Essa boa nota é resultado da qualidade e dos compromissos de nossos professores, que também envolve uma cumplicidade do corpo técnico da escola”, explicou Terezinha Batista, que responde como gestora da escola há mais de um ano e seis meses. 

Ainda de acordo com Terezinha – que acompanha a trajetória pedagógica da escola nos últimos 21 anos –, todas as decisões internas são tomadas são tomadas de maneira coletiva, como forma de demonstrar com clareza suas ações democráticas. 

“Qualquer decisão só é tomado através de reuniões, e decidido pelo voto democrático das pessoas que participam dessas reuniões de corpo presente”, disse a gestora, que enfatizou a capacidade institucional diante do Exame Nacional. 

“Não é apenas o aluno que é avaliado, todos são avaliados. Que inclui os professores e o Corpo de Apoio da escola, que justamente nos faz a melhor entidade pública de ensino desde 2011”, reconheceu. 

Padrão de Ensino
Se mantendo com um índice considerável no Enem, a Escola Barroso Tostes adotou há cerca de dez anos, uma metodologia exclusiva para o seu aprendizado escolar. 

Corpo Docente da Escola Barroso Tostes
Professores da instituição chamam de “Padrão Barroso de Ensino”, que consiste no acompanhamento detalhado do aluno (sendo ele novato ou veterano), buscando avalia-lo de acordo com a dinâmica em que o mesmo pode adquirir pelos educadores. 

“Quando chega na escola, o aluno (novato) encontra uma certa dificuldade no início, mas através de um acompanhamento pedagógico, ele vai se conciliando com a nossa forma de ensino”, explicou Terezinha, que ainda reforçou: “Do mesmo jeito aplicamos essa metodologia aos professores novatos”. 

Uma escola de vencedores
Construída no início da década de 1960, a escola é uma das mais tradicionais entidades de ensino do 2º maior município amapaense, já tendo conquistado inúmeros prêmios, tanto na área pedagógica como esportiva. 

Prova desse período de grandes conquistas é facilmente visto por salas de professores e da secretaria escolar, onde troféus e medalhas (somados em mais de 120) estão espalhados. 

Com cerca de 1.000 alunos matriculados – distribuídos nos três turnos –, constitui ainda de mais de 110 colaboradores, nas áreas administrativas e pedagógicas. 

“Por um longo tempo, a escola foi a maior referência nos campeonatos estaduais e ganhava todas, independente da rivalidade que havia com outras escolas. Era uma rixa, mas nunca resultou em problemas entre os alunos”, relembra Terezinha. 

Assim como vem demonstrando sucesso nas provas do Enem, a diretora espera que um dia as competições esportivas entre escolas públicas retornem com a mesma força que antes. 

“Antes de alcançarmos esse índice positivo nas salas de aula, éramos os melhores nas quadras de esporte”, conta a diretora. 

Comemoração
Para comemorar mais essa vitória no Enem, a direção da escola estará realizando, ainda nessa sexta-feira (07), uma reunião com seu Corpo Docente, para tratar da realização de um evento comemorativo ao fato. 

“Nesse evento convidaremos vários ex-alunos e ex-professores que tiveram grande importância em mais essa conquista, pois, eles se tornaram referências para os atuais alunos durante as provas”, adiantou. 

Resultados do Enem
Os resultados divulgados pelo Inep contabilizam os mais de 1 milhão de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Médio Regular, declarados no Censo da Educação Básica de 2015 e que realizaram as quatro (04) provas objetivas e a prova de redação do exame no ano passado, recebendo nota maior que zero nas objetivas e não tendo sido eliminados da redação. 

Na divulgação desses dados, o Instituto lembra que os resultados do Enem por escola devem ser analisados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. 

Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, é necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos, como o Indicador do Nível Socioeconômico (INSE), relacionado aos alunos; o Indicador de Formação Docente e o Indicador de Permanência do Aluno, relacionados às escolas.

Comentários