Inaugurada, maior creche de Santana garantirá cerca de 240 novas vagas para crianças

Nova creche construída no bairro Fonte Nova
Os moradores que residem em pelo menos quatro (04) bairros situados na Zona Sul do município de Santana já podem contar com mais uma instituição pública de educação infantil, construída numa superior a 3.500m², no bairro Fonte Nova. 

Entregue na última segunda-feira (12/09), a Creche Municipal Professor Redimilson Anselmo Nobre começou a ser erguida em meados de 2012, mas após ter sido constatado diversas irregularidades técnicas em sua planta de construção e no processo relacionado aos valores da obra (já pela atual gestão municipal), foi preciso uma longa reformulação orçamentária de tais serviços, que estavam com menos de 30% de seus trabalhos físicos levantados até março de 2013. 

“Uma obra que não levou apenas tempo para ser construído, mas também para ser bem preparada”, declarou a professora Antônia Guedes, titular da Secretaria Municipal de Educação de Santana (Seme), durante a cerimonia de inauguração da creche, que também contou com a presença de membros pedagógicos da Seme e de familiares do homenageado. 

Espaços Apropriados
A escola possui 13 salas construídas, sendo que 08 são destinadas ao aprendizado escolar de crianças entre 03 a 06 anos de idade. 

“Inicialmente já estamos atendendo 165 crianças distribuídas no Maternal ao 2º período de ensino. A nossa expectativa é que esse número deva aumentar bastante a partir de 2017”, explicou a diretora da nova entidade Polianna Araújo. 

Além dos espaços de ensino (contendo mobiliários e equipamentos pedagógicos adquiridos por emenda federal), também foram construídas salas adequadas para o Berçário, sala de leitura, de videoteca e brinquedoteca, além da conclusão de uma área para apresentações artísticas e didáticas da instituição, seguindo assim, todas as adaptações direcionadas às crianças dessa faixa etária, exigido pelo Ministério da Educação. 

Equipe técnico-pedagógica da Seme/STN
“Como a Secretaria (Municipal) de Educação vem estudando as possibilidades de oferecer um funcionamento integral na escola, as salas já são todas climatizadas”, adiantou a diretora, que conta a ajuda de outros 13 profissionais para coordenar a nova entidade, todos distribuídos em funções que vão de serviços gerais a pedagogos, contando ainda com merendeiras e auxiliares de disciplina. 

“Cada profissional tem um papel importante no trabalho que fazemos todos os dias na escola. É um amor ao trabalho”, reconhece. 

Demanda Insuficiente
Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Santana, a demanda de vagas para novos alunos na rede municipal de ensino tem sido escassa nos últimos anos, o que vem sendo discutido periodicamente pela Secretaria, que busca alternativas através da implantação de anexos escolares e distribuição limitada de vagas nas escolas já existentes. 

“Evitamos sobrecarregar os professores do ensino primário colocando um número limitado de crianças numa sala de aula. e para isso, é mais sensato contratar novos professores para auxiliar no aprendizado”, explicou a secretária Antônia Guedes. 

Ainda de acordo com a Seme, a entrega da nova escola ajudará nessa questão, pois, abrigará centenas de crianças que estão ingressando na fase inicial do ensino escolar. 

“A pretensão é que mais de 240 crianças venham a serem atendidas com essa nova escola”, calcula a secretária. 

Patrono
A nomenclatura da nova escola é uma homenagem ao saudoso professor Redimilson Anselmo Nobre, que atuou ativamente na vida política de Santana, como também na educação local. 

Redimilson viveu toda sua vida na cidade de Santana, onde ocupou relevantes cargos públicos como diretor escolar e secretário municipal de educação, além de ter sido vereador macapaense e vice-prefeito de Santana. Faleceu em 2013 aos 59 anos.

Comentários