MP-AP promove curso de formação em práticas restaurativas na Escola Augusto Antunes

“Vamos embarcar em uma curta e proveitosa viagem. Assim definimos essa semana de trabalhos. Não sabemos se é um navio ou avião, só sabemos que o trajeto será construído durante o curso”, assim deu início à capacitação a coordenadora do Núcleo de Mediação Conciliação e Práticas Restaurativas, promotora de Justiça Silvia Canela. 

A Escola Estadual Augusto Antunes, localizada no município de Santana, foi o 5º instituto educacional beneficiado com o projeto "Escola Restaurativa: Promovendo uma cultura de paz". Com isso, recebeu o curso de Formação em Práticas Restaurativas na Escola, desenvolvido pelo Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA),Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Prefeitura Municipal de Santana (PMS) e SEBRAE-AP. 

O curso, realizado no período de 8 a 12 de agosto, no auditório do SEBRAE em Santana, teve como objeto principal qualificar gestores, professores, alunos e familiares a estabelecer formas diversas de resolução pacífica de conflitos, baseados nos conceitos centrais da Justiça Restaurativa e da mediação de conflitos, estimulando, dessa forma, a incorporação dessas práticas nas relações de contexto escolar, desconstruindo assim, uma cultura de violência e em seguida construir uma cultura de paz. 

“Essa semana foi um momento muito propício para olharmos e refletirmos a respeito do que queremos mudar. Muitas vezes agimos de um jeito em casa e de outra forma na escola. Acontece que a escola, para nós educadores, pedagogos e demais, é uma extensão de nossas casas, e precisamos compreender mais isso. Então, eu percebi, com esse curso, que juntos seremos mais fortes, ainda mais agora, com o MP-AP e outros órgãos do nosso lado. Só é possível vencer quando se tem parceria de ambos os lados, assim como os parceiros do curso fazem dar certo”, ressaltou o diretor da escola, Luizinho Schuersosvski. 

A Coordenadora do Núcleo disse estar muito feliz com mais uma etapa concluída, então parabenizou a escola e participantes pela excelente participação e aceitação do evento. 

“É um desejo de todos reconstruir a sociedade da qual fazemos parte. O dia que eu conheci as Práticas Restaurativas eu sabia que precisava levar essas Práticas às escolas, principalmente ao meu ambiente, então, nada mais justo que Santana, onde é meu lugar. Fico imensamente feliz quando percebo no olhar das pessoas que elas estão dispostas a levar os ensinamentos que apresentamos aqui, nós precisamos disso, com a união e sintonia seremos mais fortes”, comemorou Silvia Canela. 

Ao todo, pelo menos 90 pessoas entre docentes, discentes e equipe de apoio, participaram do curso. No encerramento, os participantes foram unânimes em demonstrar a satisfação e aprendizado com as Práticas Restaurativas. 

No ato, o TJAP esteve representado pela juíza da Vara da Violência contra Mulher, Michelle Farias, e Larissa Noronha, magistrada do juizado da Infância e Juventude. 

“Seja um facilitador em sua escola, leve as Práticas Restaurativas, pois onde for preciso e estiver ao nosso alcance, lá nós estaremos realizando, acompanhando e auxiliando nas ações para que o final seja tão gratificante quanto foi aqui”, desta forma Silvia Canela encerrou a semana de Curso.

Comentários