Iniciada a campanha eleitoral 2016 em Santana

Candidatos já estão nas ruas em campanha
Desde ontem (15/08) que o município de Santana já vem observando seus primeiros movimentos com o início oficial da campanha das eleições 2016, onde seis (06) candidatos disputam o cargo majoritário do Executivo local. 

Segundo o Tribunal Eleitoral do Amapá (TRE/AP), os candidatos Robson Rocha (PR), Professora Marcivânia Flexa (PCdoB), Isabel Nogueira (PT), Zilma Balieiro (DEM), Ofirney Sadala (PSDC) e Elias Real (PRTB) concluíram seus registros de candidatura nesta segunda-feira, permitindo que eles pudessem concorrer de acordo com as normas aplicadas pela Lei Eleitoral. 

Abaixo, um resumo político-partidário de cada candidato que está concorrendo à Prefeitura de Santana. 

Robson Rocha e o vice Ronildo Nobre
Robson Rocha (PR)
Atual prefeito de Santana, com 38 anos de idade, concorre à reeleição, lançou oficialmente sua candidatura no último dia 05 de agosto, fechando aliança com os partidos PP, PHS e PPS. 

Tendo como Ronildo Nobre, policial militar e lutador de artes marciais, Robson utiliza em sua campanha eleitoral os trabalho e serviços realizados no município durante sua gestão.

Marcivânia e o vice Richard Madureira
Marcivânia Flexa (PCdoB)
Deputada Federal, com 43 anos de idade, Marcivânia estava filiada no PT (Partido dos Trabalhadores) até o mês de março passado, seguindo depois para o PCdoB, onde lançou-se candidata à Prefeitura de Santana após duas tentativas anterior de parentes para a vaga – primeiro, foi o marido e depois a irmã. 

Lançou sua candidatura no primeiro dia deste mês, com uma coligação formada pelos partidos REDE, PSB, PMN, Solidariedade e PTN. 

Tendo como vice o vereador Richard Madureira, a candidata também tem o apoio político do senador Randolfe Rodrigues (REDE), um dos partidos formalizados na aliança.

Isabel Nogueira e a vice Luany Favacho
Isabel Nogueira (PT)
Socióloga, de 34 anos de idade, é irmã do ex-prefeito de Santana Antônio Nogueira (que esteve à frente da Prefeitura de Santana em dois mandatos consecutivos), concorre pela primeira vez às eleições. 

Sua coligação está formada pelos partidos PROS, PMDB e PDT (partido do atual governador Waldez Góes). 

Tendo como vice Luany Favacho (esposa do vereador Fábio Santos), disse que manterá uma forte oposição sobre a atual gestão municipal, pregando novas reformulações urbanas para a cidade. 

Candidato Ofirney Sadala
Esta, se torna, pela primeira vez na história política de Santana, que os cargos de prefeito e vice são preenchidos por mulheres numa mesma aliança partidária.

Ofirney Sadala(PSDC)
O Juiz de Direito, com 43 anos de idade, concorreu nas eleições estaduais de 2014, adquirindo 10.286 votos válidos, mas ficou como suplente de Deputado Federal. 

A colocação daquelas eleições lhe incentivaram a seguir numa tentativa, porém, acompanhando no decorrer deste período, os problemas sociais que cercam a população santanense, lhe dando forças para agora vim como candidato à Prefeitura de Santana. 

Lançou oficialmente sua candidatura à vaga majoritária da cidade no último dia 31 de julho, formalizando aliança partidária com o PV, PRB, PRP, PMB, PTB e PTC, tendo como vice o Neném do Frango (PV).

Professora Zilma Balieiro
Zilma Balieiro (DEM)
Servidora pública do Estado há mais de duas décadas (na área da educação), Zilma Balieiro também ficou como suplente de Deputado Federal pelas eleições de 2014, contabilizando 10.478 votos válidos, mas projetando ainda mais seu nome na política amapaense. 

Aos 41 anos de idade, evangélica, irma da vereadora santanense Socorro Balieiro (a única mulher na atual legislatura municipal de Santana) a candidata tem o apoio do senador Davi Alcolumbre, onde também formalizou uma aliança partidária com o PTdoB, PPL, PSC e PSDB. Seu vice é Andrade.

Empresário Elias Real
Elias Real (PRTB)
Conhecido empresário santanense da área de gêneros alimentícios (do atacado e varejo), lança-se de maneira independente na política local, descrevendo sua determinação através do seu trabalho na área do comércio. 

Com 54 anos, Elias já vem pregando em suas reuniões que não fará qualquer aliança partidária que considere desnecessária e que possa ser prejudicial para o desenvolvimento econômico e social do município. 

Até a formalização do registro de sua candidatura, nesta segunda-feira (15), o candidato do  PRTB não havia protocolado qualquer tipo de aliança partidária ou coligação. 

O TRE/AP confirmou para o próximo dia 19 de agosto uma reunião com os representantes das candidaturas para tratar das regras de campanha e sobre a divisão dos horários durante a propaganda eleitoral de 2016.

Comentários