Caemi repassa a Amcel para Multinacional Champion

Em 1991, toras da Amcel embarcavam pelo Matapí
Em 20 de novembro de 1996, um contrato celebrado entre a Champion Papel e Celulose Ltda, a Jata Administração e Participações S/A e a Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração (Caemi), confirma a venda da Amcel, pertencente à Icomi, para o Grupo Champion. 

Segundo este contrato, as eventuais contingências de natureza cível, tributária, trabalhista e ambiental, relacionadas à gestão anterior, passariam a ser de responsabilidade de seu novo controlador acionário. 

Com isso, mediante um contrato de compra e venda, a Champion Papel e Celulose Ltda adquire o controle acionário da Amapá Florestal e Celulose S/A (91.661.745 ações, correspondentes a 81,53% do capital social). Nessa ocasião, a nova subsidiaria da Companhia adquiria 74.520 hectares de áreas plantadas, sendo que parte da floresta cultivada alcançava 12.544 hectares divididos em 12 projetos. 

Em 1996, Amcel é vendida para a Champion
Vale ressaltar que essa negociação entre o Grupo Caemi e a multinacional Champion começou no início daquele ano de 1996, que tomou conhecimento dos projetos florestais desenvolvidos pelo Grupo do empresário Augusto Trajano Antunes (1906-1996), porém, não demonstrava de imediato interesse em assumir o Projeto existente na região amazônica. 

Somente em julho/1996 que os entendimentos tiveram avanços entre as partes, colocando a multinacional dentro de um processo de um processo de “familiarização técnica” com a Amcel, onde conheceria os aspectos operacionais, patrimoniais e financeiros da empresa criada em 1976. 

Após a transação comercial de compra da Amcel – que teve apoio unanime de seus acionistas-controladores – a Champion Papel anunciou seu Plano de Recuperação Florestal no Amapá, que tinha como um de seus principais propósitos garantir a preservação das areas desmatadas pela empresa e expandir suas cotas de atividades em plantio de pinus. 

Logomarca do Grupo IP
No ano seguinte (1997), A Amcel transferiu a titularidade sobre as cotas da Amcel Morada Nova Ltda para a Champion Papel e Celulose Ltda. 

Em 15 de fevereiro de 1998, A Amcel obteve um parecer da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), para o início da formação de florestas de eucaliptos, totalizando 32.217 hectares implantados até 31 de dezembro de 2000, (23.180 em 31.12.1999). 

Em 19 de junho de 2000, a multinacional Champion Papel e Celulose Ltda é incorporada ao grupo privado International Paper (IP) do Brasil, produtora do papel “Chamex”. No dia seguinte, a diretoria executiva da IP do Brasil faria sua primeira visita oficial às instalações da Champion Papel no Estado do Amapá. 

Em 22 de setembro de 2003, a Amcel doa uma extensa área produtiva, situada no Porto do Céu, para o Governo do Estado Amapá, visando a ampliação do Distrito Industrial em Santana.

Comentários