Amcel: Nasce no Sudeste, mas vem crescer no Norte do Brasil

Primeiros plantios de pinus, na década de 1970
Na tarde daquele dia 26 de agosto de 1976, um grupo de trabalhadores do setor de produção agrícola da Indústria e Comércio de Minérios Ltda (Icomi), realizaria uma assembléia acionária, onde seria constituída a Amapá Florestal e Celulose S/A (Amcel). O local escolhido para a sua constituição foi propício para os destinos que essa empresa teria nas décadas seguintes: a sede administrativa do Grupo CAEMI, no Rio de Janeiro (RJ). 

Segundo informações de trabalhadores presentes no momento, descreveram que aquela mais nova empresa do Grupo liderado pelo empresário paulista Augusto Trajano Antunes entraria no ramo da indústria e comércio de madeira e celulose, extraída de regiões produtivas do então Território Federal do Amapá. 

Com um capital inicial de menos de Cr$ 1 milhão de cruzeiros – divididos em ações nominais – sua 1ª diretoria ficou assim formada por apenas dois dirigentes: João Sérgio Marinho (Diretor-Presidente) e Israel Hirch Coslovsry (Diretor-Gerente). 

Em 1987, são retirados os primeiros pinus plantados
Suas atividades iniciaram no ano seguinte, mais precisamente em Porto Platon, um acampamento mantido pela mineradora ICOMI na localidade de Porto Grande, situada a 110 km de Macapá (AP), onde ali seria implantado um projeto voltado ao plantio de pinus nos campos cerrados amapaenses, quando até então, não consistia sob qualquer utilização econômica. 

Sua meta visava a formação de um maciço florestal de pinus de 80.000 hectares, no Território do Amapá, em uma área de cerca de 160.000 hectares, dentro de programas anuais de plantio de 7.000 hectares. 

Em primeiros passos, ainda em sua fase de pré-operações, a empresa esteve realizando atividades através de prestação de serviços, principalmente com empresas ligadas ao Grupo construído pelo Engenheiro industrial Augusto Trajano de Azevedo Antunes (refere-se ao Grupo Caemi). Seu quadro inicial possuía cerca de 100 funcionários. Nos princípios da década de 1980, empresas como a CODEPA (Companhia Dendê do Amapá), estiveram integrando o grupo acionário da Amcel, com um percentual de 16 a 25%. 

O Plantio e Cultivo Florestal
Esse trabalho foi procedido através de pesquisas sobre o solo e adubações para compensar a grande pobreza nutricional do solo, quando na época era utilizado o método de plantio e mecanização agrícola. 

No início, a derrubada dos pinus era manual.
Segundo relatórios do período, era tão grande o grau de desconhecimento sobre o solo do cerrado local, pois não havia paralelo em outra região com as mesmas características do projeto. 

As condições topográficas fizeram-se necessárias desde o início de seu cultivo comercial em 1977, onde houve o uso intensivo de mecanização em todas as etapas da operação florestal, resultando em maior eficiência e melhor controle das operações. 

Devido às orientações repassadas por técnicos da empresa (Amcel), que estavam diretamente envolvidos no projeto, ficou decidida apenas a ocupação dos platôs do cerrado, deixando intactos todos os baixios, matas de galeria, margens e nascentes dos rios, além de combate a incêndios e combate à caça, contribuindo decisivamente para preservação e o aumento da fauna silvestre na região. 

A Amcel modernizou a forma de produção de mudas em raiz nua, no preparo do solo e no plantio inteiramente mecanizado. Outra inovação, pioneira no país, foi a exploração mecanizada de árvores inteiras, com uso de equipamentos especiais, denominados “feller-bunchers, skaidders e guindastes florestais” com grande capacidade, com aproveitamento total da árvore e conseqüente redução de desperdícios. 

Em 11 de junho de 1979, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) aprovou um projeto apresentado pela Amcel para o plantio de pinus em uma área de 2.000 hectares, situados no Território do Amapá, com recursos capitalizados do Fundo de Investimentos Setoriais (FISET) & Florestamento, através de sociedade em Conta de Participação. 

De acordo com o Balanço Anual da empresa, até os fins de dezembro de 1982, as florestas implantadas pela Amapá Florestal e Celulose S/A (Amcel) já totalizavam 34.830 hectares. Sendo que a implantação dos Projetos Amcel 04 e 05, em uma área de 3.750 hectares, com recursos diretos do FISET & Florestamento foram concluídos com sucesso. 

Em dezembro de 1984, a Amcel iniciou a implantação de um projeto de um banco clonal, que é um pomar de sementes geneticamente melhoradas, com material genético selecionado de suas melhores árvores, visando sua autosuficiência em sementes de pinus. 

Em 09 de janeiro de 1987, a Companhia iniciaria a exploração florestal de seus maciços mais antigos, plantados no ano de 1976. Parte dessa floresta cultivada (26.961 hectares de áreas divididos em 21 projetos) foi implantada com recursos do FISET. Começaria assim, o início da operação florestal da empresa, possibilitando a comercialização de 242.426 toneladas de madeira em toras por ano. 

(Continua ...)

Comentários