Ação Comunitária garantiu mais de 600 atendimentos

O bairro Fonte Nova, em Santana, foi o escolhido para receber o Projeto “Lucas”, uma ação social desenvolvida pela Igreja do Evangelho Quadrangular, voltada para o atendimento das pessoas carentes da cidade. 

Realizado há mais de seis anos, o Projeto oferece serviços e atendimentos médicos e socioeducativos, levando para as comunidades um pouco da solidariedade humana através de ações, em sua maioria, com serviços na área da saúde e do bem-estar. 

Na manhã deste sábado (20/08), mais de 10 tipos de serviços foram oferecidos para a comunidade santanense, que vão desde o atendimento com aferição de pressão a cortes de cabelo e manicure. 

“O projeto tem como uma de suas principais funções atender as necessidades dos mais desfavorecidos, que muitas vezes não conseguem um atendimento de imediato, quando tantos também se encontram nessa mesma situação”, explicou José Mercúrio, coordenador estadual do Projeto. 

Segundo Mercúrio, a ação é empenhada através da participação de profissionais voluntários, que aproveitam a ocasião para desenvolver seus trabalhos junto à comunidade. 

“Uma ação dessas não apenas leva atendimento para a população, mas também demonstra que o Evangelho está presente em forma desses atos”, disse. 

Serviços e Consultas
Centenas de pessoas que procuraram pela ação puderam não apenas conhecer os serviços oferecidos, como também prestigiaram por trabalhos educativos, utilizados constantemente na classe infantil. 

Além da produção artística de desenhos em face (rosto), houve momentos de recreação para as mais de 70 crianças presentes. 

“Se queres ver uma criança feliz, não dê apenas um brinquedo a ela, procure participar das brincadeiras junto com ela”, enfatizou um dos voluntários da ação. 

A área da saúde foi uma das mais procuradas, onde ofereciam exames de Febre Amarela, H1N1, HPV, Hepatite-B, Antitetânica, além da liberação outros testes fisiológicos e dezenas de encaminhamentos médicos concedidos. 

“Em alguns exames que distribuímos 20 fichas, chegamos a conceder mais de 40 exames numa única manhã”, pontuou Juliana Fernandes, uma das profissionais da saúde, envolvida na ação. 

Com mais de 180 registros de atendimentos, a área de enfermagem foi bastante solicitada pela comunidade, onde averiguação de pressão arterial e orientações de cuidados médicos foram repassados aos que procuravam a área. 

“Me sentir melhor atendida vindo a uma ação dessas do que ir ao posto de saúde e enfrentar tanta gente, e muitas vezes não sair satisfeita de uma consulta”, reconheceu a doméstica Aldalina Correia, que se deslocou do bairro Mutirão do Paraíso, ao tomar conhecimento da ação. 

Segundo a coordenação do Projeto “Lucas”, está prevista uma nova Ação Social do projeto no bairro Paraíso, com possível previsão para o próximo dia 23 de setembro.

Comentários