A 1ª Fábrica sofisticada de Cavacos da América Latina

Inauguração da Fábrica de Cavacos em 1992
Através da Resolução n. 025/86 do dia 25 de fevereiro de 1986, a Empresa Brasileira de Portos (Portobrás) autorizou a construção e exploração de um atracadouro privativo pela Amapá Florestal e Celulose S/A (Amcel), em Porto de Santana. 

O objetivo seria sua exportação direta do produto extraído da região florestal do Amapá, evitando assim, sua dependência por parte de outras empresas que também utilizavam de cais. 

A partir de 1991, a Companhia começaria os estudos de viabilidade de exportação de insumo básico para fabricação de celulose. O interesse parte após um intenso levantamento realizado pela empresa que fornecia diariamente madeira para a Companhia Florestal de Monte Dourado S/A desde 1988. 

Em 20 de fevereiro de 1992, a Amcel assinaria um contrato com a Companhia Docas do Pará (CDP) para utilizar o porto viário de Santana durante os primeiros 10 (dez) anos. O contrato começa a ter validade a partir do dia 1º de março do corrente ano. 

De imediato, iniciaram-se as obras civis para a instalação de uma moderna fábrica de cavacos naquele porto, onde houve a montagem de uma corrêia transportadora e um carregador de navios com altura de 23 metros no referido ancoradouro. 

O investimento inicial para implantação dessa fábrica custou um montante de 18 milhões de dólares, sendo que a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) contribuiu com empréstimos no valor de quatro milhões de dólares. 

Na manhã do dia 22 de setembro de 1992, a Amcel começava a fazer os primeiros testes operacionais em sua mais moderna Fábrica de Cavacos, na cidade de Santana. 

Solenidade do 1º embarque de cavaco de Santana
Em 17 de dezembro de 1992, com a presença de diversas autoridades políticas e sociais, ocorre a inauguração oficial da fábrica de cavacos de madeira da Amcel, com tecnologia pioneira em toda a América Latina. 

Com esse fato, os cavacos de pinus destinam-se exclusivamente à exportação, área que exerceu um papel pioneiro no Brasil. 

Na época, o produto era pouco conhecido no país, mas possuindo um alto valor de cota internacional em um mercado de cerca de 30 milhões de metros cúbicos anuais. Seus primeiros compradores eram Japão e Estados Unidos, países escandinavos e, em menor escala a França e a Itália. 

O contemplado do embarque inaugural das primeiras 40 mil toneladas de cavacos de pinus foi o navio nipônico Stella Dream, em março de 1993, assistido por diversas autoridades, como o então Governador do Amapá Comandante Anníbal Barcellos, a Cúpula Executiva do Grupo Caemi e representantes japoneses da empresa compradora do cavaco de pinus.

Comentários