“Risco Duplo” que dois postes estão oferecendo em Santana

Poste está encostado em parede.
Dois postes vem deixando os moradores de Santana preocupados com a situação que os mesmos se encontram há bastante tempo, onde ameaçam cair ao chão a qualquer momento, vindo a causar transtornos e possíveis vítimas, caso não sejam tomadas providências imediatas. 

Curiosamente, os dois postes estão em locais distintos, onde um se encontra nas proximidades do Hospital Estadual de Santana, e o outro está em frente à sede do 4º Batalhão da Polícia militar da cidade. Ou seja, um na entrada e outro quase na saída da sede urbana do município. 

Encostado em parede
Um desses postes está localizado no início da Rodovia Salvador Diniz, no cruzamento com a Travessa Veiga Cabral (bairro Remédios I), onde o referido poste já encontra-se parcialmente tombado, estando apenas encostado numa parede comercial. 

“Meu filho brincava bem perto dele, quando viram que ele estava tombando inesperadamente”, disse o pedreiro Raimundo Fernandes, que reside próximo do local, onde também informou já ter levado o fato ao conhecimento da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) sobre a situação. 

“No mesmo dia liguei para a CEA, e disseram que viriam no dia seguinte, e isso já tem mais de uma semana, e até agora nada. Isso é lamentável”, reclamou o pedreiro. 

Nota-se que a parte inferior desse poste – de madeira – está deteriorado e implantado num calçamento de cimento, o que possibilita que o risco do poste virar para qualquer lado da referida calçada. 

“O que ainda mantém o poste apoiado na parede do prédio são os fios de telefonia, se não ele já tinha ido pro chão”, ressaltou. 

Dando choque
Outro poste que também está preocupando, principalmente para quem trafega em veículos (carros e motos) diariamente pela entrada da cidade, já que bem em frente à sede do 4º Batalhão da Polícia Militar está uma estrutura com luminária que ameaça cair a qualquer momento. 

Em risco de cair, outro poste
fica na entrada da cidade.
Além do trecho ser bastante movimentado (tanto por veículos como pedestres), o poste já aparenta está em posição tão arriscada de vir ao chão a qualquer instante, ainda mais levando em consideração as constantes mudanças climáticas (chuvas e ventanias) que atingem a cidade de forma casual. 

“Um dia desses a polícia colocou alguns cones para sinalizar o local, mas não é obrigação da Polícia fazer o serviço que compete a outro órgão”, explicou o servidor Francisco Mauro, que trafega em sua moto diariamente no local, e alegou que já vinha observando a postura da estrutura há tempos. “Na semana passada percebi que o poste já balançava de um lado para outro, e comuniquei um policial que estava na guarita do Batalhão, que ainda chegou a ligar pra CEA na minha frente e repassou a situação, mas vemos que ainda não fizeram nada por aqui”. 

Outro fato que chega a ser mais temido pelas pessoas que passam perto desse poste seria a informação de que o mesmo estaria possivelmente dando choque, por se tratar de uma estrutura metálica, o que aumenta visivelmente o risco dos transeuntes. 

“Um colega de escola falou que esteve passando no local, e encostou sem querer no poste, e levou um susto quando sentiu um choque que acabou levando”, disse o estudante Rondinelson Andrade. 

Em contato com a agência regional da CEA em Santana, o blog informou sobre as duas situações existentes, onde recebeu a garantia de que providências serão tomadas nos próximos dias.

Comentários