Promotoria de Meio Ambiente de Santana participa do Fórum de Educação Ambiental

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Santana, apoiou a Secretaria Municipal de Educação na realização do I Fórum de Educação Ambiental do Município de Santana. 

Apresentações de projetos sustentáveis, mostra de vídeo, palestras e apresentações culturais fizeram parte da programação, nos dias 24 e 25. 

Na abertura do evento, na noite de sexta-feira (24), o promotor de Justiça Adilson Garcia, titular da Promotoria de Meio Ambiente de Santana, representou o MP-AP, compondo a mesa de autoridades que contou, ainda com a secretária municipal de Educação, Antônia de Moraes Guedes, e o coordenador da Secretaria de Meio Ambiente de Santana, Joelson Costa Malheiros. 

Antônia Guedes, representando o prefeito de Santana, Robson Rocha, agradeceu ao apoio do MP-AP para a realização do Fórum. 

“Agradeço ao Ministério Público e ao promotor Adilson Garcia que nos apoiou na realização deste evento para que haja diálogo sobre as questões ambientais com os educadores, a fim de que possam sensibilizar seus alunos para a importância da preservação”, ressaltou a secretária de Educação de Santana. 

Adilson Garcia falou dos estudos que realizou para elaboração de sua Tese de Doutorado na PUC-SP, onde faz abordagem das razões da “inefetividade da tutela ambiental”, que aponta como uma das causas a falta de educação ambiental. 

“É preciso antes de tudo que se tenha educação ambiental. Parabenizo a todos pela iniciativa deste I Fórum que é um grande passo Promotor de Justiça Adilson Garciae a Promotoria de Meio Ambiente de Santana tem envidado esforços para fazer valer esse princípio constitucional da obrigação da educação ambiental em todos os níveis”, destacou o promotor de Justiça. 

O representante do MP-AP informou, ainda que a Lei de Educação Ambiental já foi sancionada em nível nacional. 

“Resta agora fazermos a nossa parte. Nós só vamos mudar este mundo a partir de quando, individualmente, passarmos a ter pequenos gestos em prol do nosso meio ambiente”, afirmou. 

No segundo dia do Fórum, na manhã de sábado (25), o promotor de Justiça Adilson Garcia participou da mesa redonda sobre “Políticas Públicas Ambientais no Município de Santana”.

Ascom/MP

Comentários