Município homenageia grande pioneiro da saúde santanense

Com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, a Prefeitura de Santana entregou na manhã desta sexta-feira (03/06), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da área Portuária de Santana, que recebera o nome de Floriano Rego, um pioneiro que muito contribuiu na história da saúde pública do município, onde atuava no ramo farmacêutico há mais de quatro décadas. 

Familiares do homenageado estiveram presentes no evento, onde elogiaram o reconhecimento prestado pelo município diante da vida pública deste veterano. 

“Agradeço muito pela homenagem que fazem a este homem que tanto ajudou às pessoas, não apenas dessa cidade, mas de várias localidades ribeirinhas que procuravam por ele, e que puderam confiar nesse trabalho que ele realizava com muito amor e profissionalismo”, falou Ivanilra Santiago, viúva de Floriano, durante discurso inaugural. 

Um dos pontos mais inusitados (e até curiosos) incluídos na homenagem ao farmacêutico deve-se ao fato da UBS ter sido construída no mesmo bairro onde o pioneiro residiu grande parte de sua vida pública e familiar. 

“Quem conheceu e conviveu com o Dr.º Floriano, sabe o papel que ele desempenhou para o nosso atual município, e quão nos deixou de exemplo para os profissionais da saúde dessa nossa geração”, ressaltou o prefeito de Santana Robson Rocha, no evento. 

UBS
Localizada na Rua Cláudio Lúcio Monteiro (em frente à Baixada do Ambrósio), a nova UBS foi construída de acordo com as normas determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), oferecendo condições físicas e higiênicas que respeitam a sua integridade material que utiliza, assim como procura acomodar no atendimento ao público. 

Ivanilra Santiago
Com 10 salas espalhadas (todas montadas com equipamentos modernos e recém-comprados), possui os setores administrativos, além de salas distintas nas especialidades de odontologia, pediatria, clínico geral, para curativos, vacinação, farmácia e triagens diversificadas. 

“Antes tínhamos que atender a população dentro de um barracão que não oferecia a mínima condição, hoje vemos uma comodidade mais digna para esse povo”, considerou o diretor da UBS Amauri Barros. 

Segundo o diretor, são realizados mais de 200 atendimentos diários no local, o que deve aumentar nos próximos tempos em razão do novo prédio oferecer melhores acomodações físicas. 

“Vem gente das ilhas do interior do (Estado) Pará que precisam de cuidados médicos, e esse novo local nos permitirá atende de forma mais dinâmica e coerentes essas pessoas”, finalizou Amauri. 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Comentários

  1. Muito importante a ação da Prefeitura de Santana prestando homenagem a um pioneiro do município. Mas, quantos outros pioneiros que com seus trabalhos também escreveram parte da história de Santana e continuam esquecidos nos túmulos, sem que se fosse prestada a devida homenagem. Fica a sugestão, que seja efetuado um resgate histórico dos nomes desses pioneiros e homenageados como nomes de ruas e avenidas. É uma justa homenagem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário