Fechando as portas, lojas “eliminam” seus produtos dentro de promoções e descontos

Uma loja de produtos importados "eliminou" suas
mercadorias através de descontos e promoções. 
Foi algo incomum que a manhã deste sábado (04/06) ter sido considerada mais movimentada que o normal em razão de alguns estabelecimentos comerciais estarem oferecendo inúmeras promoções e descontos. 

Na Avenida Santana – principalmente no trecho que se estende a partir da área portuária – era possível observar que lojas que comercializam produtos importados estavam tomados por clientes. 

Porém, outro motivo estaria mais ligado ao fato das pessoas estarem adquirindo essas mercadorias de forma ágil: o encerramento das atividades comerciais desses estabelecimentos. 

“Nos viramos como podíamos para nos mantermos no comércio amapaense, mas infelizmente a falta de dinheiro na praça nos obriga a pular fora desse mercado de importados”, lamentou um dos gerentes de uma loja de importados, localizada no Centro de Santana. 

Diversas prateleiras já esvaziadas.
Segundo o gerente, outros fatores também contribuíram para a decadência econômica do setor, que inclui o pagamento regular dos funcionários, além da quitação periódicas dos serviços considerados essenciais para esses locais. 

“Uma loja não tem apenas que manter o pagamento dos seus funcionários, mas também tem que pagar pela energia (elétrica) consumida e vários tributos municipais. Isso aumenta as despesas quando o ponto do comércio é alugado e vai somente acumulando dívidas em cima de dívidas”, descreveu. 

Consequência da crise
Apurando a situação econômica que se atravessa, o blog constatou que o comércio santanense vem buscando inúmeras alternativas para agradar e conquistar clientes diariamente. 

No entanto, as opções oferecidas vão desfavorecendo o empresariado em termos de venda, resultando nas constantes demissões que vêm se registrando semanalmente. 

Várias lojas continuam oferecendo promoções.
“Procurei segurar 10 vendedoras na minha loja desde o início do ano, mas tenho hoje somente três”, disse a empresária Losidaura Ferreira, que mantém uma loja de confecções, situada na Rua Salvador Diniz. 

Assim como Losidaura, outros empresários estão constantemente dispensando trabalhadores em razão do período que se vive. 

“Se continuar nesse ritmo, não sei até quando vou continuar me mantendo com meu negócio aberto”, prevê a empresária. 

Na área comercial da Rua Salvador Diniz, também é possível observar que outros estabelecimentos estão divulgando o possível encerramento de suas atividades comerciais, tanto que o atendimento convencional dessas lojas se estenderá pelo próximo domingo (05). 

“Tem que se recorrer até nos finais de semana, mesmo vendo que um sonho de luta que vai se apagando com nossos esforços”, lamentou Rodrigo Cardoso, funcionário de uma loja de confecções, localizada no Centro de Santana, que já vem anunciando há tempos o seu fechamento do ramo comercial.

Comentários