Entre torres e árvores derrubadas, forte ventania assusta santanense

Uma forte ventania que ocorre na tarde dessa quinta-feira (23/06), deixou um rastro de prejuízos incalculáveis para dezenas de famílias nas duas maiores cidades amapaenses. 

Com duração de menos de uma hora, a ventania – calculada numa velocidade de quase 80km/h, de acordo com técnicos do Instituto de Hidrometeorologia do IEPA – arrancou centenas de telhas de residências e estabelecimentos (comerciais e de ensino), além de derrubar árvores localizadas em vias públicas, que consequentemente vieram a cair sobre veículos estacionadas nas proximidades das calçadas. 

“Nunca vi tanta destruição numa única tarde como essa”, descreveu a professora Ângela Gonçalves, que leciona numa escola primária localizada no bairro Paraíso, em Santana, e testemunhou a força da natureza quando dois telhados de sua escola foram arrancados com a ventania. 

“Ainda bem que não havia ninguém na escola no momento da ventania, mas isso não impediu que muita coisa fosse destruída”, disse a professora. 

Transtornos
Após a ação inesperada da forte ventania, restou apenas recolher os danos deixados pelo fenômeno, além da prolongada falta de energia que assolou diversos bairros de Santana. Houve bairro que até as 21hs ainda continuava sem o fornecimento regular de energia elétrica. 

Outro dano que chamou a atenção da população santanense foi a queda de uma antena transmissora instalada na área interna de uma emissora de TV (Canal-42), quase no final da Avenida Santana, no bairro Fonte Nova. 

Formada de uma estrutura metálica contendo mais de 80 metros de cumprimento (além de vários cabos de transmissão instalados ao longo de sua torre), a antena teria balançado inúmeras vezes durante a ventania, vindo a cair no cruzamento da Travessa L-4 com Avenida Júlio Cardoso, onde causou somente danos materiais em três residências situadas no trecho. 

“Parecia aquelas cenas de filmes de ação, muito assustador”, relatou um morador, que testemunhou a queda da antena. 

Segundo informações, o Corpo de Bombeiros de Santana vem acompanhando a situação deixada pelo vendaval, como também orientando a população sobre os cuidados a serem tomados durante ações desse tipo, provocados pela natureza. 

Já em contato com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), fomos informados de que várias equipes estão trabalhando em campo, mas sem previsão de normalização da energia elétrica para diversos bairros de Macapá e Santana. 

Fotos tiradas do facebook de Fabiano Leandro.

Comentários