Em busca de uma valorização educacional para Santana, surge a SODES

Membros da diretoria da SODES.
Um dos assuntos mais comentados no início da semana foi em relação à implantação da Dedicação Exclusiva (DE) na rede municipal de ensino de Santana, que visa garantir aos profissionais da educação um reconhecimento pedagógico e moral, colocando-os em condições que possam buscar uma maior valorização em sua área de atuação. 

De acordo com um Encontro Pedagógico (realizado no último final de semana), o DE trata da prestação limitada de 40 horas semanais de trabalho para o profissional da educação, onde o mesmo se disponha exclusivamente (apenas) a um Plano de Trabalho, não tendo qualquer outro vínculo de trabalho, porém, garantindo a ele um reconhecimento técnico e salarial para assim reconhece-lo em seu nível de atuação. 

SODES
No último dia do encontro (11 de junho), foram apresentadas diversas propostas sobre a implantação do DE, entre eles, a inclusão de um plano de cargos, carreiras e salários, além da eleição da primeira diretoria executiva da recém-criada Sociedade de Dedicação Exclusiva de Santana (Sodes) que, segundo o professor Rai Rosa (presidente eleito), será a principal instituição que responderá pelo sistema na área da educação municipal. 

Conselho Fiscal da SODES.
“Temos como um dos nossos principais objetivos lutar por uma educação mais reconhecida e valiosa através dos seus principais formadores, ou seja, os professores”, disse Rai, que notabilizou o evento como um “momento harmonioso”, considerado como inédito para a própria classe. 

“Além de termos assistidos palestras proveitosas, consolidamos diversos temas importantes sobre a educação em Santana, e conseguimos criar uma entidade que fará de tudo para lutar por uma educação exemplar”, considerou Rai, citando as palestras proferidas por renomados profissionais da educação no município, como a pedagoga Renilce França e a psicopedagoga Elizabeth Guedes. 

Na terça-feira passada (14), a diretoria da nova entidade protocolou um documento na Prefeitura de Santana, já contendo assuntos relacionados às condições da DE, onde também solicitam uma audiência pessoal nos próximos dias com o prefeito Robson Rocha. 

“Depois desse Encontro Pedagógico, vimos que houve uma proximidade mais amigável entre a classe desses profissionais (educação) e o Poder Executivo, o que nos abre oportunidades positivas para futuros diálogos que somente nos trarão benefícios”, finalizou Rai.

Comentários