Debate sobre “Dedicação Exclusiva” é aprovado com sucesso em Santana

Renilce França, uma das palestrantes do evento.
No último final de semana, foi realizado um encontro pedagógico que tinha como principal foco a “Dedicação Exclusiva (DE)” a ser didaticamente implantada na rede municipal de ensino de Santana. 

Considerado um sistema recém-instalado na rede pública de ensino, o DE tem como um dos pontos obrigatórios a prestação limitada de 40 horas semanais de trabalho, divididos em dois (02) turnos diários completos, garantindo a esses profissionais da área da educação um melhor reconhecimento pedagógico e salarial, porém, impedindo que o mesmo exerça outro tipo de atividade remunerada, tanto na rede de ensino pública ou privada. 

“Este tipo de plano já vem sendo desenvolvimento ativamente na capital (Macapá)”, explicou a pedagoga Renilce França. 

Formada em diversas especialidades da área da educação, Renilce foi uma das palestrantes do evento, ocorrido nos dias 10 e 11 de junho, que tinha como tema “PME: educação de qualidade e saúde do trabalhador se faz com dedicação exclusiva”

Segundo a pedagoga, a discussão publica em torno do DE engrandece o interesse do profissional da educação em se dedicar apenas à sua área de ensino. 

“A questão do plano de Dedicação Exclusiva é opcional por parte do profissional da educação, ele não apenas terá condições para organizar seus projetos pedagógicos para as suas aulas, como também terá um reconhecimento por parte do poder público em meio a questões institucionais e salariais”, garantiu. 

Debates e palestras
O debate – que também contou com a participação de renomadas figuras da educação municipal e estadual – expôs diversos assuntos relacionados à área de atuação, que foram desde a implementação dos Planos de Educação (em âmbito estadual e nacional), os requisitos pedagógicos a serem exigidos sobre o DE, uma visão da qualidade atual da educação e as metas a serem alcançadas com a realização do referido encontro. 

Entre os palestrantes estiveram a professora Antônia de Moraes Guedes (secretária municipal de Educação de Santana), a psico-pedagoga Elizabeth Moraes (atua na área jurídica e escolar), entre outros nomes referenciais da educação amapaense. 

Durante o evento, também houve a discussão coletiva (em grupos de trabalho) sobre a imediata efetiva do DE na rede de ensino municipal, já que o plano foi aprovado em 2015, e sancionado através de Lei Municipal. 

“Encerramos o evento com um saldo positivo, após discutirmos com muita seriedade esse assunto. Foi possível elaborar com todo cuidado o conteúdo relacionado à proposta da Lei sobre a DE, e caberá apenas ao município tomar a frente sobre a questão”, disse o pedagogo Rai Rosa, um dos coordenadores do evento. 

Movimento DE
O denominado “Movimento pela Educação Exclusiva” foi criado em 2015, depois da elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação de Santana, que visa como escopo geral a qualidade da educação, e a qualidade de vida do trabalhador, através de uma educação integral com a dedicação exclusiva ao trabalhador. 

“A saúde que defendemos é psicológica, física, moral, familiar e social. Acreditamos que podemos alcançar tudo isso através da dedicação exclusiva, ou seja, o servidor se dedicando apenas à escola, aos estudos, a família, e finalmente à sociedade de forma integral, desenvolvendo uma educação de qualidade aos cidadãos brasileiros”, descreveu a coordenação do evento.

Comentários

  1. Torço para que esse projeto da dedicação exclusiva na educação do Município de Santana seja implantado o mais rápido possível, o nome professor deve ser valorizado pois eles são responsáveis também pela formação de nossos filhos e quando o profissional da educação é valorizado quem ganha é a sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário