Extensa programação garantirá inúmeros serviços à população santanense

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (16/05), na Casa da Juventude de Santana (Caju), a abertura da “Semana do Bebê”, assim denominada como sendo uma campanha estratégica, de mobilização social, que tem o apoio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), tendo como um de seus inúmeros objetivos tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento inicial de crianças na faixa etária de 0 a 06 anos de idade, assim considerada uma prioridade pública para o Poder Municipal. 

“É nesses primeiros seis anos de vida que as crianças passam a desenvolver uma concepção integral sobre o seu potencial cognitivo, e vemos como um impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construções de relações sociais”, explicou Valéria Corrêa, coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Santana (Semsa), um dos parceiros durante a programação.

Além da Semsa, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social de Santana integram a campanha, que iniciou nesta segunda-feira (16) e se estenderá até a próxima sexta-feira (20/05), que contará com a realização de atendimentos médicos, serviços básicos de orientação educativa, além de blitz públicas, e apresentações artísticas e culturais.

“Ainda teremos diversas palestras sobre temas atuais que envolvem a problemática da saúde da mulher, entre eles, sobre aleitamento materno, a sensibilidade emocional sobre a saúde e os cuidados que podem ser tomados, e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, ressaltou Valéria.

Selo do Unicef
Para o secretário de Saúde de Santana Agnaldo Freires, o município têm se mostrado atento às adversidades ligadas à saúde pública, onde ações periódicas estão sendo realizadas, tanto nas escolas, como nos bairros que apresentam os maiores índices ligados à doenças consideradas de “caráter emergencial” para os órgãos competentes.

“O município tem feito sua parte em acompanhar os casos que podem inflamar no desenvolvimento de uma saúde mais eficaz em nossa cidade, mas também pedimos que a população se conscientize de fazer seu papel, indo regularmente a um posto de saúde para avaliar a sua própria saúde”, aconselhou Agnaldo.

Além dessa preocupação pública com os anseios da população santanense, existe outro mérito considerado positivo, bastante relacionado a todo esse desempenho produzido pelo Poder Municipal: o reconhecimento internacional da Unicef, estabelecido através de um “Selo de Qualidade”, que será brevemente concedido ao município, caso se mantenha conforme algumas orientações estabelecidas pela Unicef.

“Seguimos alguns procedimentos que a Unicef adota em vários países, como forma de demonstrarmos nossa capacidade de continuar com uma política pública favorável para a nossa cidade”, diz Agnaldo.

Outro ponto que será levado ao reconhecimento de Lei Municipal trata-se de um Projeto apresentado pelo vereador Jailson Matos, que institui a “Semana do Bebê” no calendário anual de eventos do município.

“A data (que acontecerá anualmente no mês de maio) marcará a importância que vem sendo feita em prol da criança recém-nascida e de suas genitoras”, disse o vereador. Abaixo a programação da “Semana do bebê”.

Programação da “Semana do Bebê”


Dia 16/05/16 (segunda-feira)
Abertura da Semana do Bebê: Casa da Juventude de Santana – CAJU
Horário: 08 às 12:00
Composição da Mesa: 
- Prefeito Robson Rocha
Secretário Municipal de Saúde: Agnaldo Freires Gomes
- Secretária Municipal de Educação: Antônia Guedes
Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania: Socorro Sandim
- Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: Léa Soryana
Gerente da Atenção Básica: Ellen Farias

Serviços ofertados:
- Brinquedoteca (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV)
-Capoeira (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV)
Jogos e Recreação (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV)
Dança (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV + Coordenadoria Municipal de Cultura)
Teatro (Casa da Juventude de Santana – CAJU)
Cinema (Casa da Juventude de Santana – CAJU)
Tênis de Mesa (Casa da Juventude de Santana – CAJU)
Oficina de Prevenção de Acidentes Domésticos para mães – (Corpo de Bombeiros).

Dia 17/05/16 (terça-feira)
Grupo de Gestantes – Unidade Básica de Saúde Floriano Rêgo
Horário: 08 às 12:00
Serviços ofertados:
Ø  Palestra sobre Aleitamento Materno/ Pega Correta: Enfª. Andrea de Nazaré Marvão

Ø  Oficina de Shantala: Dr. Elder Barbosa Nylander

Dia 18/05/16 (quarta-feira)
BLITZ EDUCATIVA – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças.
PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Ponto dos taxistas
Horário: 08 às 12:00
Pontos de Concentração:
Área Portuária - Entorno da Área da Área Portuária – Ponto dos taxistas (Equipes a serem mobilizadas da UBS. Floriano Rêgo/ UBS. Elesbão);
- Igarapé da Fortaleza – Em Frente da Polícia Militar (Equipes a serem mobilizadas das UBS. Igarapé da Fortaleza / UBS. Antônio Serieiro);
Centro – Supermercado Fortaleza (Equipes a serem mobilizadas da Policlínica Municipal Dr. Alberto Lima);
Jardim Paraíso - Rua Tancredo Neves com Avenida Princesa Izabel (Equipes a serem mobilizadas das UBS. Paraíso/ UBS Iacy Alcântara/ UBS. Parque das Laranjeiras).
- PALESTRA EDUCATIVA COM TERAPEUTA OCUPACIONAL – DANIELE SOARES (Associação Nossa Família) E FISIOTERAPEUTA HUNGRA FAVACHO (NASF) –  GRUPO DE GESTANTES (Associação Nossa Família)


Dia 19/05/16 (quinta-feira)
Crescimento e Desenvolvimento – Todas as Unidade Básica de Saúde do município de Santana.
Horário: 08 às 12:00
Atividades disponibilizadas:
Ø  Vitamina A;
Ø  Bolsa Família;
Ø  Suplementação de Ferro;
Ø  Atualização vacinal. 

Dia 20/05/16 (sexta-feira)
Encerramento da Semana do Bebê com Certificação para os parceiros (GERÊNCIA DE ATENÇÃO BÁSICA, DEFESA CIVIL, POLÍCIA MILITAR, STTRANS, SEMASC, CAJU, SEME, BANCO DE LEITE, CÂMARA DE VEREADORES (VEREADOR JAILSON)
Horário: 08 às 12:00
Atividades disponibilizadas:
Ø Alimentação Saudável –  Creche Lilian Miotto (Nutricionista: Maria de Nazaré Reis Silva e Educador Físico José Anderson Gemaque Amorim);

Ø Escovação Supervisionada (Odontólogos da ESF – Antônio Serieiro).

Encerramento da Semana do Bebê (10:30h)

Comentários