Suposta pesquisa de opinião pública em Santana com indícios de fraude

Na foto, pesquisador (camisa branca) entrevista
pessoas que trafegam casualmente pelas ruas
da cidade de Santana.
Desde o início da semana, circulam pelos bairros do município de Santana um grupo de pessoas que se identificam por estarem efetuando um serviço de coleta de opinião pública na cidade, onde estariam recolhendo informações relacionadas às próximas eleições municipais. 

Mesmo atendendo alguns requisitos ligados ao período de pesquisa de opinião pública em ano eleitoral, o que vem causando estranheza para as pessoas entrevistadas são as formas com que vem sendo guiada essa pesquisa, que, segundo alguns entrevistados, apresenta indícios de favorecimento de candidatos ao cargo de prefeito de Santana. 

Na manhã desta sexta-feira (15/04) dois técnicos, identificados como funcionários do Instituto GPP, estiveram recolhendo opiniões de pessoas que transitavam casualmente por vias do bairro Fonte Nova, onde buscavam informações sobre as intenções de votos para os candidatos aos cargos de vereadores e prefeito da cidade. 

Um desses entrevistados foi o torneiro-mecânico Valdecir Oliveira, que estava aguardando a chegada de um transporte coletivo em um ponto de ônibus, quando foi abordado por desses pesquisadores, que lhe fez diversas indagações. 

“Ele me perguntou minha opinião sobre os serviços que vem sendo realizado pela prefeitura e se eu tinha alguma reclamação desses serviços. Achei estranho que isso faça parte de uma pesquisa eleitoral”, disse Valdecir, que passou quase 5 minutos respondendo vários questionamentos do pesquisador, todos ligados à atual gestão. “Queriam se a coleta de lixo estava em dias, se havia muitos buracos na minha rua, ou se eu já havia precisado do posto de saúde nos últimos meses. Perguntas que considero meio sem lógica para esse tipo de pesquisa”. 

No entanto, segundo o torneiro-mecânico, o que mais lhe surpreendeu foi quando veio as perguntas de caráter político e eleitoral, onde observou distraidamente que faltava o nome de dois candidatos ao cargo de prefeito de Santana, sendo que esses dois nomes estão sendo bastante veiculados na mídia nos últimos tempos. 

“Observei uma ficha de preenchimento na mão dele (do pesquisador) que constava o nome de apenas quatro candidatos, e não vi o nome do atual prefeito (Robson Rocha) e da irmã do ex-prefeito (Isabel Nogueira)”, revelou Valdecir, que ainda questionou a possível veracidade dessa pesquisa de opinião com aquele pesquisador, que preferiu restringir a resposta. “Ele apenas me disse que não podia dar muitas informações, e que seu dever era apenas pesquisar o que estava na ficha”. 

O blog ainda localizou um desses pesquisadores do Instituto GPP cumprindo serviços de coleta de informações em uma das vias do bairro Fonte Nova, mas ao ser abordado, se reservou a dar qualquer informação, e apenas orientou a entrar em contato com o Instituto, localizado no Rio de Janeiro (RJ). 

Instituto GPP
Criado em 1991, o Grupo de Planejamento e Pesquisa (GPP) foi idealizado por um grupo de profissionais oriundos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e concretizado por diferentes outros, de formação multidisciplinar, provenientes de distintos centros brasileiros de referência, tais como: Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE; UFF (Universidade Federal Fluminense) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

Possui uma equipe Executiva e Operacional considerada multidisciplinar, todos pertencentes às áreas de Estatística, Economia, Engenharia, Publicidade, Marketing, Ciências Sociais, Psicologia e Análise do Discurso, que interagem de frente ao desenvolvimento de cada projeto. 

Com sede no distrito de Niterói (RJ), o blog tentou contato com a empresa via telefone existente em seu site, para buscar informações que confirmassem a presença de uma equipe do instituto no Amapá e os métodos que estão sendo utilizados nessa suposta pesquisa, mas não houve retorno das ligações.

Comentários