Reconhecimento público à uma valiosa pioneira de Santana

Centenas de pessoas estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (11/04) para assistirem à solenidade de reinauguração da Escola Municipal de Ensino Básico “Gentila Anselmo Nobre”, localizada no bairro Fonte Nova, em Santana. 

O educandário não passava por uma ampla reforma há mais de uma década, recebendo agora novas adaptações físicas para acomodar os mais de 450 alunos ali matriculados. 

“Tivemos que seguir todos os procedimentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores, justamente para acomodar o número correto de alunos e professores”, explicou Alfredo Botelho, secretário municipal de Infraestrutura de Santana. 

Orçada em mais de R$ 220 mil, a obra foi realizada com recursos da Prefeitura de Santana, com apoio do Governo Federal, através de emendas apresentadas pelo senador Davi Alcolumbre. 

“Vários recursos federais foram liberados para os municípios, mais bem poucos estão nos comunicando sobre essa aplicação. No caso de Santana, todas as emendas estão sendo vistas pela população”, reconheceu o senador Davi, durante o evento. 

Originalmente construída no final do século passado, a Escola havia passado apenas por pequenos reparos em suas instalações no decorrer deste período, sendo que somente na atual gestão municipal houve uma atenção mais valiosa em efetuar uma reforma geral na instituição. 

“Fizemos aqui uma obra que poderia ter sido feita em gestões anteriores, um serviço de anos que ficou pronta em poucos meses, e para durar muitos e muitos anos”, pontuou o prefeito de Santana Robson Rocha. 

Seguindo todos os critérios atuais que determinam as normas técnicas em vigência na construção civil, e com o propósito de atender as necessidades físicas e morais de seus alunos, a obra passou por sérias adaptações em suas 16 salas, havendo estrutura adaptada com modos de acessibilidades para facilitar o deslocamento de alunos com dificuldades de locomoção, além de receber novos materiais mobiliários que servirão para o uso da rede escolar. 

“O município se preocupou com a questão dessas acomodações em cada sala (de aula) e providenciou que todas fossem climatizadas”, disse a diretora da escola Regiane Garcia, que ainda comentou sobre a aquisição da nova aparelhagem escolar. “Além das novas carteiras que já serão utilizadas, toda a cozinha recebeu novos eletrodomésticos”. 

Reconhecimentos
Juntamente com a sociedade que demonstrou satisfação com a obra, outra pessoa que explanou sua alegria com os serviços feitos foi a professora Gentil Nobre, a patrona da escola, que participou do evento. 

Em seu discurso, Gentila elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura de Santana em reformar sua “segunda casa”, e enalteceu sobre os valores morais que são repassados pelos educadores em sala de aula. 

“O dom de educar não tem pode vim por opção, mas somado com muito amor. Isso ajuda na formação de qualquer ser humano”, declarou Gentila, em discurso, emocionada. 

Outro reconhecimento feito à esta pioneira da educação em Santana foi anunciada pelo próprio prefeito Robson Rocha, que prometeu batizar a nova escola que vem sendo construída na Vila Amazonas, com o nome de Redimilson Nobre, homenageando um de seus filhos que faleceu em agosto de 2013. 

“Redimilson deixou marcas de companheirismo e respeito dentro da nossa sociedade e merece todo nosso reconhecimento”, justificou Robson.


Vacinação
Na mesma ocasião, foi realizada uma ação comunitária na nova escola municipal, onde ofereceram os diversos serviços odontológicos, de pediatria, ginecologia, vacinas e testes rápidos. 

Foram contabilizados mais de 400 atendimentos médicos, e o lançamento da Campanha de vacinação H1N1.

Comentários