Caminhada em prol de melhorias para a Educação Estadual

Diversos grupos estudantis de Santana estão organizando, para a próxima terça-feira (05/04), uma caminhada de protesto, como forma de manifestarem sua indignação com a situação que vem atravessando o servidor público amapaense, que foi atingido pela ação do Executivo Estadual de ter parcelado seus salários mensais, sendo que a primeira parcela – referente a 60% desses valores – foi depositada na última quarta-feira (30/03) e o restante está com previsão para ser depositada somente no próximo dia 10 de abril. 

Segundo os organizadores do evento, os mais recentes acontecimentos negativos que vem se registrando no Estado (principalmente na área da Educação) estão causando sérios transtornos à sociedade local, em especial, para a classe estudantil. 

“Com esses desacordos entre a classe de servidores e o Governo, quem está sendo os mais prejudicados são os estudantes, tanto que desde 2012 que nenhum ano letivo é concluído de forma regular, já que as greves e as paralisações foram tantas nesses períodos, e possivelmente se agravarão nos próximos meses”, comentou um dos organizadores do evento, pelas redes sociais, prevendo que a situação entre o Poder Estadual e outras classes organizadas (como os sindicatos voltados às categorias do serviço público) da sociedade continuarão. 

“Somente no município de Santana são 24 escolas da rede de ensino estadual que já estão sentindo que esse vai ser mais um ano comprometido com o calendário escolar, e não podemos ficar de braços cruzados sem tomar qualquer iniciativa. Vamos para as ruas gritar e protestar contra essa situação”, disse. 

A concentração da caminhada será a partir das 15:30hs, em frente ao canteiro de obras do Teatro Municipal de Santana (bairro Nova Brasília) com destino à sede da Câmara de Vereadores do município, localizada ao lado da Praça Cívica. 

“Esperamos que mais de 10 mil estudantes e professores (convidados para o ato) compareçam para demonstrarmos nossa solidariedade com o triste quadro que atravessamos, onde temos que pagar por uma tarifa cara no transporte público e não completarmos uma carga horária correta por causa dessa falta de compromisso com a educação no Estado”, declarou a organização. 

“Todos os estudantes da rede estadual de Educação pode participar, vindo com a camisa (uniforme) de sua escola e aqueles que querem apenas externar suas opiniões durante a caminhada, podem vim com uma camisa preta como prova da nossa luta”, finalizou. 

(Foto: Leonardo Braga)

Comentários